Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

16 de agosto de 2012

o Windows XP e o Windows 7 em Dual Boot

Olá pessoal, eu uso, em meu PC, o Windows XP e o Windows 7 em Dual Boot. E assim como muitos, já tive a chata tarefa de ter que formatar um dos S.O.s por motivo de vírus ou mal funcionamento do PC e perder o bendito boot de um dos Sistemas Operacionais e ter que recriá-lo após a formatação, sem contar a árdua tarefa de ter que reinstalar os programas e configurações dos mesmos. Nesse tutorial irei ensinar como criar uma imagem das partições dos S.O.s para que não precise mais formatar e instalar tudo de novo e nem correr o risco de perder o boot dos Sistemas e o melhor: ter sempre um Sistema Operacional "Recém-Instalado".

Nesse tutorial será usado o programa Acronis True Image Home 2010. Ele é compatível com o Windows XP, Vista e 7. (Já existe a versão 2011) O programa é PAGO. Mas existe a versão Acronis True Image WD Edition (feita sobre a versão 2009 do Acronis) e é gratuita, mas inglês. Ela tem algumas funções do Acronis, como criar e recuperar. Só que eu não a testei, caso queiram testar, o link está em baixo.

http://download.wdc.com/atiwd/tih_s_e_14010.exe 100 MB

Site do Acronis True Home
http://br.acronis.com


LEIAM PRIMEIRO E SÓ DEPOIS PONHAM EM PRÁTICA O CONTEÚDO DESSE TUTORIAL

1 - Ao abrir o programa Acronis True Image Home 2010, como não existe nenhuma imagem do HD criada, será mostrado a seguinte janela:



Nessa janela podemos escolher onde será criada uma imagem clicando no link azul abaixo de Localização do arquivo e também escolher uma data para que o programa execute um backup automaticamente, mas não é o que queremos. Então clique em Cancelar.

2 - Na janela principal do programa existe uma seção chamada O que pretende fazer? aqui, podemos tanto fazer um backup, opções da esquerda, quanto Recuperar (aplicar) um backup já existente, opções da direita. Escolheremos a opção Backup > Os meus discos.

Resized ImageClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


3 - Será aberto outra janela onde podemos escolher qual ou quais partições estarão no nosso backup. Como estamos usando um Sistema Dual Boot, o recomendado é criar backup das partições independentes, ou seja, backups separados. Já que nosso intuito é restaurar as partições separadas, e se caso quisermos atualizar o nosso backup de uma das partições, o processo será mais rápido, já que será apenas uma unidade. 



4 - Feito a escolha da partição, clique em SeguinteNão marque a opção Fazer o backup sector a sector, senão a imagem da partição ficará do mesmo tamanho da unidade. Sem essa opção, o Acronis compactará apenas os arquivos existentes, no meu caso são 5,138Gbs e o arquivo final resultará em um arquivo bem menor que isso (1,89Gb).

Na próxima janela, na seção selecção do alvo, escolheremos a opção Criar novo arquivo de backup e em Localização do backup, podemos escolher onde será criada a imagem/backup da nossa partição. Aqui, também, é possível mudar o nome da imagem alterando o nome depois da ultima barra (\), mas preservando a extensão (*.tib). Tanto o nome da imagem quanto o seu destino também podem ser escolhidos através do botão Procurar. Digite primeiro o nome no campo Nome do ficheiro e só depois escolha a pasta de destino. (Sempre escolham outras unidades que não sejam as dos Sistemas Operacionais.)



5 - Na ultima janela será mostrado o resumo do que será feito, conferido tudo, cliquem em Concluir.



Agora é só esperar o término da operação.



Obs.: Não sei se isso influencia em alguma coisas mas, nos meus backups, eu fiz o da partição do Windows XP no Acronis instalado no Windows 7 e o do Windows 7, no Acronis do Windows XP.



RESTAURANDO UMA PARTIÇÃO 

QUANDO EU ME REFIRO A RESTAURAR UMA PARTIÇÃO NÃO TEM NADA A VER COM A RESTAURAÇÃO DO WINDOWS, TENHAM EM MENTE QUE, AO RESTAURAR\RECUPERAR USANDO O BACKUP, O ACRONIS IRÁ FORMATAR A UNIDADE EM QUESTÃO E SÓ DEPOIS IRÁ COPIAR OS ARQUIVOS DO BACKUP PARA A PARTIÇÃO SELECIONADA

Na janela principal escolha Recuperar > Os meus discos.



Na segunda janela escolha o backup que acabamos de fazer. No exemplo irei restaurar a unidade do Windows XP. Escolhida a unidade, cliquem emSeguinte. Caso o backup não esteja na lista, cliquem em Procurar e localizem o arquivo do backup.



Na próxima janela iremos escolher qual método de recuperação será utilizado. Escolham a primeira opção Recuperar disco completo e partições



Aqui podemos escolher recuperar apenas os arquivos da unidade e/ou o MBR. Por via das dúvidas escolhi os dois.



Nessa janela podemos escolher a letra da unidade, o tipo da partição e o tamanho da partição.



A única alteração que eu fiz o deixar 0 Mb livre antes da partição. Isso pode ser feito clicando em Alterar predefinição em Tamanho da partição. Pode ser digitando o zero, arrastando o primeiro botão deslizante para a esquerda ou usando o botões de quantidades.



Nas duas ultimas janelas não mexi em nada. Caso queira voltar uma etapa bastas clicar no nome da mesma que se encontra no painel esquerdo.
O programa pedirá para reiniciar. Façam isso.



Pronto. Agora é só esperar a Recuperação concluir para dizerem ADEUS a formatação do PC. O único trabalho que terão é atualizar alguns poucos programas de vez em quanto, caso usem um backup antigo. Então, é interessante ficarem atualizando (usar a opção update ou criar um novo backup) o backup sempre que instalarem\atualizarem vários programas como antivírus e etc.





E se nenhum dos Sistemas Operacionais estiverem mais iniciando, como recuperar?

O Acronis tem um ferramenta que cria um CD com uma cópia "Live"do programa, ou seja, inicializável (bootavel).
Para criá-la, escolha Ferramentas &Utilitários > Criar média de recuperação inicializável



Na janela que abrirá clique em Seguinte. Na próxima janela marque das duas opções. Nessa janela também podemos escolher o tempo, em segundos, para que o CD inicie a opção automaticamente caso não seja pressionado nenhuma tecla em seu menu. Depois de escolherem as opções, clique novamente em Seguinte e na próxima janela também. 



Agora, na quarta janela, escolha a opção Imagem ISO... e clique em Seguinte mais uma vez.



Na quinta janela escolha o nome da ISO e o local onde ela será criada.



Agora é só Concluir.



Espere o carregamento e clique em OK




AGORA, GRAVEM A ISO EM UM CD



Dando boot no CD 

Após iniciarem o CD do Acronis, escolha a primeira opção, esperar o carregamento do programa, escolher a opção Recuperação > Os Meus Discos, na próxima janela clicar em Procurar e escolherem o arquivo do backup, clicar em Seguinte e segam os passos para recuperar uma unidade.





Recomendações


Seria bem interessante que antes que coloquem em prática as informações que estou compartilhando, vocês usassem programas de limpeza de arquivos desnecessários, como o Ccleaner. Após fizerem isso, desfragmentem as unidades e o registro do Windows.

O Ccleaner tem uma opção legal, chamada Limpeza do Dispositivo. Ela, penso eu, apagará definitivamente todos os arquivos que já foram apagados da unidade. Mas escolham a opção APENAS ESPAÇO LIVRE. Acho que seria bom usar antes e/ou depois da desfragmentação. 

E NÃO SE ESQUEÇAM DE SALVAR OS ARQUIVOS PESSOAIS, COMO DOCUMENTOS, SALVE DE JOGOS, CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS, FAVORITOS E PLUGUINS DOS NAVEGADORES E O QUE ACHAREM IMPORTANTE CONTIDO NAS UNIDADES DO SISTEMA OPERACIONAL QUE SERÁ RESTAURADO, POIS O ACRONIS IRÁ "TORRAR" TUDO QUE ESTIVER NA UNIDADE.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes