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8 de agosto de 2012

Prosseguimos agora com a lição 3 do curso, onde vamos abordar imagens e tabelas. Vamos abordar inicialmente o uso de imagens, porque não vamos nos aprofundar muito nelas por agora, mas posteriormente iremos abordá-las de novo. O que nos interessa agora é como aplicar imagens em uma página HTML. Já vimos no fim da lição 2 que o "papel de parede" da janela é colocado com a opção BACKGROUND da tag BODY, como em . Colocar imagens na página também é fácil, isso é feito através da tag :



A tag IMG é uma das mais complexas, tendo mais de 20 argumentos possíveis. Vamos ver agora alguns dos mais usados:

SRC - é a principal opção, como você já percebeu, é com ela que o arquivo de imagem é indicado.
ALIGN - para alinhar um parágrafo de texto à imagem, use esta opção. Argumentos válidos para esta opção são LEFT, RIGHT, TOP, BOTTOM, MIDDLE... No arquivo de exemplo esta opção ficará mais clara.
WIDTH e HEIGHT - essas opções definem largura e altura da imagem, em pixels ou porcentagem da janela. Se você não especificar estas opções, o tamanho original da imagem. O objetivo primário destas opções é alargar ou encolher uma imagem, alterando seu aspecto original.
ALT - o nome alternativo da imagem, que irá aparecer como "dica" (o quadrinho que aparece quando mantemos o mouse parado algum tempo sobre uma figura; muito usado em barras de botões). Também usado para exibir uma descrição da imagem em browsers que não suportam exibição de gráficos.

Para tornar uma imagem "clicável", isto é, fazer com que ela aponte para um link, simplesmente coloque a tag IMG dentro de tags do tipo A que indicam um link, deste modo:

Mande-me um e-mail!

Um detalhe: quando a imagem é um link, o navegador inclui automaticamente uma borda azul em torno da figura, do mesmo modo que inclui um sublinhado nos links de texto. Para evitar este efeito indesejável, use a opção BORDER, especificando o valor 0, assim:

Mande-me um e-mail!

Agora sua página já tem imagens e palavras, mas confiar apenas na opção ALIGN para diagramar tudo isso não é suficiente. Aí entram as tabelas. Uma página sem tabelas parece um documento editado no Microsoft Word. Uma página com tabelas parece um documento editado no Adobe Pagemaker. A mágica está em usar tabelas "invisíveis", isto é, sem borda. Deste modo, o texto, imagens, ou qualquer coisa que for colocado nas "células" destas tabelas aparecerá diagramado como em colunas. O uso mais simples disso é definir uma tabela de duas células lado a lado, uma menor e outra maior, onde na primeira haverão as opções de navegação, e na segunda, o texto na página.

Para definir uma tabela, use a tag TABLE. Para definir linhas, use TR. Para definir células dentro destas colunas, use TD. Uma tabela é construída deste modo:

Matriz 3x3:

linha 1, coluna 1linha 1, coluna 2linha 1, coluna 3
linha 2, coluna 1linha 2, coluna 2linha 2, coluna 3
linha 3, coluna 1linha 3, coluna 2linha 3, coluna 3


Todas as células de uma mesma linha ficam dentro das tags e . As células propriamente ditas são o conteúdo das tags e .

As tabelas invisíveis são tão usadas que elas são a opção padrão. Para definir uma borda visível, a opção BORDER deve ser atribuída com um valor maior de 0, como no exemplo acima. Há várias outras opções, como BACKGROUND (papel de parede), BGCOLOR (cor de fundo), CELLSPACING (espaçamento entre células), CELLPADDING (espaçamento dentro das células), BORDERCOLOR (cor da borda), BORDERCOLORDARK (cor da borda escura), BORDERCOLORLIGHT (cor da borda clara) e FRAME. As combinações destas opções pode gerar os mais variados resultados: faça experimentações com elas. Note que como padrão as tabelas ganham um efeito 3D, para desativar este efeito use as opções, defina uma única cor para as opções de BORDERCOLOR.

Tabelas podem, e muitas vezes são, aninhadas. Isso quer dizer que é possível colocar novas tabelas dentro de células, definindo tags e
dentro de e .


A teoria por trás das tabelas é bem simples, não há mais o que dizer além disso, mas o seu uso prático é muito abrangente. Veja no exemplo desta lição as possibilidades de programação visual que o uso de imagens e tabelas permite.

Arquivo HTML: exemplo3.htm

Na última lição, eu deixei uma "charada" de HTML. A resposta está aqui: nivel.htm

Agora você já deve ter pego o espírito da coisa e provavelmente já sente alguma segurança para começar. Mas assim que o trabalho inicia "pra valer" e você começa a querer fazer algo mais elaborado, pequenos detalhes sobre as tags tornam-se evidentes, outros nem tanto. Algumas dessas particularidades serão vistas na próxima lição. Até lá!

TUTORIAL HTML 3

Prosseguimos agora com a lição 3 do curso, onde vamos abordar imagens e tabelas. Vamos abordar inicialmente o uso de imagens, porque não vamos nos aprofundar muito nelas por agora, mas posteriormente iremos abordá-las de novo. O que nos interessa agora é como aplicar imagens em uma página HTML. Já vimos no fim da lição 2 que o "papel de parede" da janela é colocado com a opção BACKGROUND da tag BODY, como em . Colocar imagens na página também é fácil, isso é feito através da tag :



A tag IMG é uma das mais complexas, tendo mais de 20 argumentos possíveis. Vamos ver agora alguns dos mais usados:

SRC - é a principal opção, como você já percebeu, é com ela que o arquivo de imagem é indicado.
ALIGN - para alinhar um parágrafo de texto à imagem, use esta opção. Argumentos válidos para esta opção são LEFT, RIGHT, TOP, BOTTOM, MIDDLE... No arquivo de exemplo esta opção ficará mais clara.
WIDTH e HEIGHT - essas opções definem largura e altura da imagem, em pixels ou porcentagem da janela. Se você não especificar estas opções, o tamanho original da imagem. O objetivo primário destas opções é alargar ou encolher uma imagem, alterando seu aspecto original.
ALT - o nome alternativo da imagem, que irá aparecer como "dica" (o quadrinho que aparece quando mantemos o mouse parado algum tempo sobre uma figura; muito usado em barras de botões). Também usado para exibir uma descrição da imagem em browsers que não suportam exibição de gráficos.

Para tornar uma imagem "clicável", isto é, fazer com que ela aponte para um link, simplesmente coloque a tag IMG dentro de tags do tipo A que indicam um link, deste modo:

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Um detalhe: quando a imagem é um link, o navegador inclui automaticamente uma borda azul em torno da figura, do mesmo modo que inclui um sublinhado nos links de texto. Para evitar este efeito indesejável, use a opção BORDER, especificando o valor 0, assim:

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Agora sua página já tem imagens e palavras, mas confiar apenas na opção ALIGN para diagramar tudo isso não é suficiente. Aí entram as tabelas. Uma página sem tabelas parece um documento editado no Microsoft Word. Uma página com tabelas parece um documento editado no Adobe Pagemaker. A mágica está em usar tabelas "invisíveis", isto é, sem borda. Deste modo, o texto, imagens, ou qualquer coisa que for colocado nas "células" destas tabelas aparecerá diagramado como em colunas. O uso mais simples disso é definir uma tabela de duas células lado a lado, uma menor e outra maior, onde na primeira haverão as opções de navegação, e na segunda, o texto na página.

Para definir uma tabela, use a tag TABLE. Para definir linhas, use TR. Para definir células dentro destas colunas, use TD. Uma tabela é construída deste modo:

Matriz 3x3:

linha 1, coluna 1linha 1, coluna 2linha 1, coluna 3
linha 2, coluna 1linha 2, coluna 2linha 2, coluna 3
linha 3, coluna 1linha 3, coluna 2linha 3, coluna 3


Todas as células de uma mesma linha ficam dentro das tags e . As células propriamente ditas são o conteúdo das tags e .

As tabelas invisíveis são tão usadas que elas são a opção padrão. Para definir uma borda visível, a opção BORDER deve ser atribuída com um valor maior de 0, como no exemplo acima. Há várias outras opções, como BACKGROUND (papel de parede), BGCOLOR (cor de fundo), CELLSPACING (espaçamento entre células), CELLPADDING (espaçamento dentro das células), BORDERCOLOR (cor da borda), BORDERCOLORDARK (cor da borda escura), BORDERCOLORLIGHT (cor da borda clara) e FRAME. As combinações destas opções pode gerar os mais variados resultados: faça experimentações com elas. Note que como padrão as tabelas ganham um efeito 3D, para desativar este efeito use as opções, defina uma única cor para as opções de BORDERCOLOR.

Tabelas podem, e muitas vezes são, aninhadas. Isso quer dizer que é possível colocar novas tabelas dentro de células, definindo tags e
dentro de e .


A teoria por trás das tabelas é bem simples, não há mais o que dizer além disso, mas o seu uso prático é muito abrangente. Veja no exemplo desta lição as possibilidades de programação visual que o uso de imagens e tabelas permite.

Arquivo HTML: exemplo3.htm

Na última lição, eu deixei uma "charada" de HTML. A resposta está aqui: nivel.htm

Agora você já deve ter pego o espírito da coisa e provavelmente já sente alguma segurança para começar. Mas assim que o trabalho inicia "pra valer" e você começa a querer fazer algo mais elaborado, pequenos detalhes sobre as tags tornam-se evidentes, outros nem tanto. Algumas dessas particularidades serão vistas na próxima lição. Até lá!

TUTORIAL HTML 3

Prosseguimos agora com a lição 3 do curso, onde vamos abordar imagens e tabelas. Vamos abordar inicialmente o uso de imagens, porque não vamos nos aprofundar muito nelas por agora, mas posteriormente iremos abordá-las de novo. O que nos interessa agora é como aplicar imagens em uma página HTML. Já vimos no fim da lição 2 que o "papel de parede" da janela é colocado com a opção BACKGROUND da tag BODY, como em . Colocar imagens na página também é fácil, isso é feito através da tag :



A tag IMG é uma das mais complexas, tendo mais de 20 argumentos possíveis. Vamos ver agora alguns dos mais usados:

SRC - é a principal opção, como você já percebeu, é com ela que o arquivo de imagem é indicado.
ALIGN - para alinhar um parágrafo de texto à imagem, use esta opção. Argumentos válidos para esta opção são LEFT, RIGHT, TOP, BOTTOM, MIDDLE... No arquivo de exemplo esta opção ficará mais clara.
WIDTH e HEIGHT - essas opções definem largura e altura da imagem, em pixels ou porcentagem da janela. Se você não especificar estas opções, o tamanho original da imagem. O objetivo primário destas opções é alargar ou encolher uma imagem, alterando seu aspecto original.
ALT - o nome alternativo da imagem, que irá aparecer como "dica" (o quadrinho que aparece quando mantemos o mouse parado algum tempo sobre uma figura; muito usado em barras de botões). Também usado para exibir uma descrição da imagem em browsers que não suportam exibição de gráficos.

Para tornar uma imagem "clicável", isto é, fazer com que ela aponte para um link, simplesmente coloque a tag IMG dentro de tags do tipo A que indicam um link, deste modo:

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Um detalhe: quando a imagem é um link, o navegador inclui automaticamente uma borda azul em torno da figura, do mesmo modo que inclui um sublinhado nos links de texto. Para evitar este efeito indesejável, use a opção BORDER, especificando o valor 0, assim:

Mande-me um e-mail!

Agora sua página já tem imagens e palavras, mas confiar apenas na opção ALIGN para diagramar tudo isso não é suficiente. Aí entram as tabelas. Uma página sem tabelas parece um documento editado no Microsoft Word. Uma página com tabelas parece um documento editado no Adobe Pagemaker. A mágica está em usar tabelas "invisíveis", isto é, sem borda. Deste modo, o texto, imagens, ou qualquer coisa que for colocado nas "células" destas tabelas aparecerá diagramado como em colunas. O uso mais simples disso é definir uma tabela de duas células lado a lado, uma menor e outra maior, onde na primeira haverão as opções de navegação, e na segunda, o texto na página.

Para definir uma tabela, use a tag TABLE. Para definir linhas, use TR. Para definir células dentro destas colunas, use TD. Uma tabela é construída deste modo:

Matriz 3x3:

linha 1, coluna 1linha 1, coluna 2linha 1, coluna 3
linha 2, coluna 1linha 2, coluna 2linha 2, coluna 3
linha 3, coluna 1linha 3, coluna 2linha 3, coluna 3


Todas as células de uma mesma linha ficam dentro das tags e . As células propriamente ditas são o conteúdo das tags e .

As tabelas invisíveis são tão usadas que elas são a opção padrão. Para definir uma borda visível, a opção BORDER deve ser atribuída com um valor maior de 0, como no exemplo acima. Há várias outras opções, como BACKGROUND (papel de parede), BGCOLOR (cor de fundo), CELLSPACING (espaçamento entre células), CELLPADDING (espaçamento dentro das células), BORDERCOLOR (cor da borda), BORDERCOLORDARK (cor da borda escura), BORDERCOLORLIGHT (cor da borda clara) e FRAME. As combinações destas opções pode gerar os mais variados resultados: faça experimentações com elas. Note que como padrão as tabelas ganham um efeito 3D, para desativar este efeito use as opções, defina uma única cor para as opções de BORDERCOLOR.

Tabelas podem, e muitas vezes são, aninhadas. Isso quer dizer que é possível colocar novas tabelas dentro de células, definindo tags e
dentro de e .


A teoria por trás das tabelas é bem simples, não há mais o que dizer além disso, mas o seu uso prático é muito abrangente. Veja no exemplo desta lição as possibilidades de programação visual que o uso de imagens e tabelas permite.

Arquivo HTML: exemplo3.htm

Na última lição, eu deixei uma "charada" de HTML. A resposta está aqui: nivel.htm

Agora você já deve ter pego o espírito da coisa e provavelmente já sente alguma segurança para começar. Mas assim que o trabalho inicia "pra valer" e você começa a querer fazer algo mais elaborado, pequenos detalhes sobre as tags tornam-se evidentes, outros nem tanto. Algumas dessas particularidades serão vistas na próxima lição. Até lá!

TUTORIAL HTML 3

Prosseguimos agora com a lição 3 do curso, onde vamos abordar imagens e tabelas. Vamos abordar inicialmente o uso de imagens, porque não vamos nos aprofundar muito nelas por agora, mas posteriormente iremos abordá-las de novo. O que nos interessa agora é como aplicar imagens em uma página HTML. Já vimos no fim da lição 2 que o "papel de parede" da janela é colocado com a opção BACKGROUND da tag BODY, como em . Colocar imagens na página também é fácil, isso é feito através da tag :



A tag IMG é uma das mais complexas, tendo mais de 20 argumentos possíveis. Vamos ver agora alguns dos mais usados:

SRC - é a principal opção, como você já percebeu, é com ela que o arquivo de imagem é indicado.
ALIGN - para alinhar um parágrafo de texto à imagem, use esta opção. Argumentos válidos para esta opção são LEFT, RIGHT, TOP, BOTTOM, MIDDLE... No arquivo de exemplo esta opção ficará mais clara.
WIDTH e HEIGHT - essas opções definem largura e altura da imagem, em pixels ou porcentagem da janela. Se você não especificar estas opções, o tamanho original da imagem. O objetivo primário destas opções é alargar ou encolher uma imagem, alterando seu aspecto original.
ALT - o nome alternativo da imagem, que irá aparecer como "dica" (o quadrinho que aparece quando mantemos o mouse parado algum tempo sobre uma figura; muito usado em barras de botões). Também usado para exibir uma descrição da imagem em browsers que não suportam exibição de gráficos.

Para tornar uma imagem "clicável", isto é, fazer com que ela aponte para um link, simplesmente coloque a tag IMG dentro de tags do tipo A que indicam um link, deste modo:

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Um detalhe: quando a imagem é um link, o navegador inclui automaticamente uma borda azul em torno da figura, do mesmo modo que inclui um sublinhado nos links de texto. Para evitar este efeito indesejável, use a opção BORDER, especificando o valor 0, assim:

Mande-me um e-mail!

Agora sua página já tem imagens e palavras, mas confiar apenas na opção ALIGN para diagramar tudo isso não é suficiente. Aí entram as tabelas. Uma página sem tabelas parece um documento editado no Microsoft Word. Uma página com tabelas parece um documento editado no Adobe Pagemaker. A mágica está em usar tabelas "invisíveis", isto é, sem borda. Deste modo, o texto, imagens, ou qualquer coisa que for colocado nas "células" destas tabelas aparecerá diagramado como em colunas. O uso mais simples disso é definir uma tabela de duas células lado a lado, uma menor e outra maior, onde na primeira haverão as opções de navegação, e na segunda, o texto na página.

Para definir uma tabela, use a tag TABLE. Para definir linhas, use TR. Para definir células dentro destas colunas, use TD. Uma tabela é construída deste modo:

Matriz 3x3:

linha 1, coluna 1linha 1, coluna 2linha 1, coluna 3
linha 2, coluna 1linha 2, coluna 2linha 2, coluna 3
linha 3, coluna 1linha 3, coluna 2linha 3, coluna 3


Todas as células de uma mesma linha ficam dentro das tags e . As células propriamente ditas são o conteúdo das tags e .

As tabelas invisíveis são tão usadas que elas são a opção padrão. Para definir uma borda visível, a opção BORDER deve ser atribuída com um valor maior de 0, como no exemplo acima. Há várias outras opções, como BACKGROUND (papel de parede), BGCOLOR (cor de fundo), CELLSPACING (espaçamento entre células), CELLPADDING (espaçamento dentro das células), BORDERCOLOR (cor da borda), BORDERCOLORDARK (cor da borda escura), BORDERCOLORLIGHT (cor da borda clara) e FRAME. As combinações destas opções pode gerar os mais variados resultados: faça experimentações com elas. Note que como padrão as tabelas ganham um efeito 3D, para desativar este efeito use as opções, defina uma única cor para as opções de BORDERCOLOR.

Tabelas podem, e muitas vezes são, aninhadas. Isso quer dizer que é possível colocar novas tabelas dentro de células, definindo tags e
dentro de e .


A teoria por trás das tabelas é bem simples, não há mais o que dizer além disso, mas o seu uso prático é muito abrangente. Veja no exemplo desta lição as possibilidades de programação visual que o uso de imagens e tabelas permite.

Arquivo HTML: exemplo3.htm

Na última lição, eu deixei uma "charada" de HTML. A resposta está aqui: nivel.htm

Agora você já deve ter pego o espírito da coisa e provavelmente já sente alguma segurança para começar. Mas assim que o trabalho inicia "pra valer" e você começa a querer fazer algo mais elaborado, pequenos detalhes sobre as tags tornam-se evidentes, outros nem tanto. Algumas dessas particularidades serão vistas na próxima lição. Até lá!

Tutorial de HTML 2

Agora você já sabe as tags básicas, e se conferiu o exemplo como recomendei na lição 1, já viu a estrutura básica de um arquivo HTML:

   
      (aqui vão tags especiais, como a TITLE (ver exemplo da lição 1) )
   
   
      (aqui vai o texto e tudo que aparece na tela do browser )
   

Mas como nosso curso tem fins obviamente práticos, acho mais urgente passar mais algumas tags para que se possa começar já uma página apresentável. Lá vai:


 - já visto no exemplo 1, indica quebra de linha. É o "Enter" do HTML. Não é necessário 
.


 - traça uma linha horizontal. Não é necessário .
Algumas opções são:
COLOR - escolher a cor, por números RGB, ou por nomes como "WHITE" ou "LIGHTGREEN"
NOSHADE - sem efeito de relevo.
WIDTH - largura, pode-se indicar por tamanho em pixels ou pelo percentual relativo à largura da tela.
SIZE - a altura, em pixels, para-se gerar uma pequena barra ao invés de uma linha.

 - parágrafo. Adiciona um pequeno espaçamento no começo e no fim do bloco. Útil para formatar o alinhamento do texto. A principal opção é ALIGN, na qual você pode especificar LEFT, RIGHT, CENTER ou JUSTIFY.

, ,  - similares às tags , , e , estas mostram o texto riscado, subscrito ou sobrescrito, respectivamente.
Exemplo: A fórmula da água é H2O.

 - para exibir o texto com fonte de largura fixa (Courier).

    ,
 - para definir uma lista numerada ou de marcadores (bullets). Para definir uma lista numerada, especifique a opção TYPE na tag
    , por exemplo:
    (o TYPE I fará uma lista de números romanos maiúsculos, experimente os TYPEs i, a, A, 1)

       - a tag
        é similar à
          , mas não gera lista de marcadores, e permite escolher o primeiro item da lista, com a opção START. O padrão da
            é lista de bullets, da
              é a lista numerada.

              ,
              ,
               - para fazer uma lista de definições, gerando as propícias tabulações.

               - o texto incluso entre estas tags aparecerá tabulado, como uma citação.

              
              
               - texto pré-formatado. Às vezes não vale a pena formatar o texto usando tags de HTML, como por exemplo, quando queremos inserir numa página listagens de programas de computador. Para isto existe a tag
              . Tudo que estiver entre 
               e 
              , aparecerá sem alterações, incluindo espaçamentos, tabulações e quebras de linha. A única exceção são as tags HTML, que são processadas. Para exibir uma tag escrita na tela, sem que o browser processe-a, é necessário substituir os sinais < e > por < e >. Mas isso é outro assunto que veremos mais tarde. A listagem em HTML que apareceu no começo desta página foi feita usando
              . Perceba que este comando muda a fonte para Courier, por isso tive que inserir uma tag  para "corrigir" esta alteração.
              
              Bem, aí está um monte de tags, e existem várias outras, mas estas são praticamente as únicas que eu uso. São de longe as mais úteis para se montar uma página HTML de texto. Veja o arquivo de exemplo, ele monta uma página de demonstração completa, usando praticamente todas as tags listadas aqui. Procure examinar e entender o código fonte desta página-exemplo. Salve a página em disco, e abra-a novamente. Experimente alterar as opções das tags, e ver os diferentes resultados. Lembre-se de salvar o arquivo, e de clicar em "Atualizar" (ou "Reload", ou "Refresh", conforme seu navegador), se o manteve aberto, para que as alterações tenham efeito.
              
              Ah, sobre o exercício da lição 1... A opção para definir um gráfico de fundo deve ser definida na tag BODY, bem como a cor do texto, do fundo (se não tiver gráfico), dos links:
    BACKGROUND - arquivo de papel de parede, em geral GIF ou JPEG.
    BGCOLOR - cor de fundo da tela, se não usar papel de parede (o padrão é WHITE);
    TEXT - cor do texto (o padrão é BLACK);
    LINK - cor do link (o padrão é BLUE);
    VLINK - cor do link já visitado (o padrão é DARKMAGENTA ?! ).

    E lá vai o exercício para esta lição: crie uma "escada" de tabulações usando tags HTML! Este será um bom teste para que você se familiarize com as particularidades da linguagem. O resultado esperado é algo assim (aqui eu fiz usando
    , isto é, sem tags):
    nivel 1
            nivel 2
                    nivel 3
                            nivel 4
                                    nivel 5
                                            nivel 6
    
    Bem, agora já vimos as principais tags para edição de texto em HTML, e você tem uma bela trívia para solucionar. Na próxima lição, veremos a inclusão de imagens e de tabelas. Tabelas invisíveis são a alma da diagramação de uma página HTML, elas estão presentes em lugares que você nem imagina. Até lá!

    Então você quer fazer uma página?... É fácil. Você só precisa aprender alguns truques. É claro que existem esses programas próprios fazer páginas, como o FrontPage (o próximo Word também). Com ele você pode criar uma página do mesmo modo que cria um documento. Se você quer se aprofundar, o que é ótimo já que você terá um controle maior sobre a sua página, eu recomendo aprender HTML, a linguagem das homepages. É muito fácil, já que nem é uma linguagem de programação, é uma linguagem de formatação de texto (markup). E você não precisa de nenhum software especial, você pode fazê-lo até no Bloco de Notas! Por exemplo, para escrever "My name is Baixesemvirusfull", com as palavras Luis Carlos em negrito, você escreveria:
    My name is Baixesemvirusfull 

    Os sinais <> são chamados "tags", e eles são os comandos desta linguagem.
    Algumas tags úteis são: para negrito (bold); para itálico; para sublinhado (underlone); etc.

    Para fazer um link, use uma tag , com o argumento HREF, como:

    Para visitar a homepage do Terra, clique aqui
    A palavra "aqui" vai aparecer azul e sublinhada (a aparência padrão de um link).
    Outra tag útil é a , que tem um monte de opções, como:

    Texto pequeno e vermelho
    Como você provavelmente já percebeu, você não precisa especificar as opções na tag de encerramento (aquela com a barra /, como em
    e ).

    Para encerrar a primeira lição deste pequeno tutorial, um exemplo prático: no link abaixo temos uma página HTML que faz uso das tags já apresentadas.
  • Se você tem o Internet Explorer: no menu "Exibir", clique em "Código Fonte"
  • Se você tem o Firefox: no menu "Exibir", clique em "Page Source"
  • Se o seu navegador não tem recursos para exibir o código HTML da página, salve-a em seu disco e abra-a com um editor de textos (lembre-se de abri-la em modo texto, não formatado).

    Arquivo HTML: exemplo1.htm


    O interessante é que você pode fazer isso com qualquer página, e ver como foi feita. A princípio o código de páginas grandes pode parecer confuso, mas focalize-se em pequenos detalhes, como "como eles botaram um papel de parede na página?", e procure a tag correspondente. Esse é um bom exercício: encontre qual tag ou opção eu usei para botar a imagem de fundo na minha página.

    Esse é um bom começo, já dá pra começar. Ainda há muito que não vimos, como imagens, tabelas, como colocá-la no ar, etc. mas realmente não há muito mesmo o que saber. Até o próximo capítulo, e não esqueça de conferir o exemplo.
  • TUTORIAL FLASH MX


    1 – Carregando o AutoCAD R14
    Antes de começar a trabalhar com o AutoCAD R14, você deve carregá-lo conforme será explicado abaixo:
    Para carregar o AutoCAD R14, proceda da seguinte forma:
    1. Dê um clique no botão Iniciar na barra de tarefas do Windows 95
    2. Posicione o ponteiro do mouse em Programas
    3. Em seguida, posicione o ponteiro do mouse na opção AutoCAD R14 e de um clique no submenu como na figura abaixo:
    1.1 - Abrindo um novo desenho no AutoCAD R14
    Quando se inicia o AutoCAD R14. Abre-se uma caixa de diálogo chamada Start Up e Create New Drawing para quando já estamos no programa e queremos abrir novo desenho.
    Podemos escolher iniciar um novo arquivo utilizando as seguintes opções:
    1 – Utilizando Wizard,
    2 – Utilizando Template,
    3 – Utilizando uma folha em branco no padrão polegadas ou métrico.
    1.2 Utilizando Wizard ( Use a Wizard)
    Quando utilizamos esta opção , temos que escolher novamente entre outras duas, Quick Setup ou Advanced Setup. A opção Quick determina uma forma mais simples de definição dos parâmetros, já na opção Advanced, temos sete passos a serem definidos antes de iniciar um novo desenho.
    1º Passo – Units
    Define a unidade de trabalho no desenho, bem como a sua precisão (quantidade de casas decimais com que se deseja trabalhar)
    2º Passo – Angle
    Define a unidade de trabalho quanto aos ângulos no desenho, bem como a sua precisão
    3º Passo – Angle Measure
    Define a forma de medir um ângulo, determinando onde está o ângulo zero
    4º Passo – Angle Direction
    Define o sentido positivo do ângulo, se horário ou anti-horário
    5º Passo – Area
    Define a área do novo desenho
    6º Passo - Title Block
    Define o bloco a ser utilizado com formato padrão. Como default, existem vários blocos de folhas formatos DIN e JIS... Porém podemos adicionar novos blocos conforme nossa necessidade
    7º Passo – Layout
    Neste último passo você poderá definir se irá utilizar o PAPER SPACE e a forma de trabalhar nele
    1.3 – Utilizando Template (Use a Template)
    Nesta opção podemos definir um arquivo para ser utilizado como TEMPLATE, ou seja, um protótipo. No AutoCAD R14 os arquivos de template tem uma extensão própria que é DWT. Para criarmos um arquivo de template, utilizamos no menu file a opção Save As... e dentro do quadro de diálogo, optamos pelo tipo de arquivo DRAWING TEMPLATE FILE, DWT. Após definir o nome do arquivo, abre-se um quadro de diálogo, onde indicaremos informações sobre o arquivo TEMPLATE. O local onde devemos salvar novos arquivos TEMPLATE fica no diretório de mesmo nome.
    Aliás ao selecionarmos a opção DWT o AutoCAD posiciona o seguinte endereço: C\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\AUTOCAD R14\TEMPLATE.
    1.4 – Utilizando uma folha em branco no padrão polegadas ou métrico (Start from Scratch)
    Quando utilizamos esta opção, definimos apenas se utilizaremos unidades no sistema métrico ou inglês (polegadas).

    1.5 - Abrindo um desenho já existente (Open a Drawing)
    O comando OPEN inicializa um desenho existente. A caixa de diálogos do AutoCAD R14 é resultado da padronização do Windows. Agora o usuário pode manipular seus arquivos de forma mais completa, para isto, basta escolher o arquivo desejado e dar um clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse, uma tela do tipo Explorer é habilitada, , podemos organizar nossos desenhos por data, nome ou até por tamanho.
    Look in (examinar) – especifica o local onde se procura os arquivos
    File name (nome do arquivo) – nome do arquivo que será aberto
    Files of type (arquivos do tipo) – podemos escolher o tipo de arquivos que desejamos abrir, DWG, DXF ou ainda DWT.
    Open as read-only (abrir somente para leitura) – permite abrir um arquivo, porém não permitirá salvar possíveis modificações
    Preview – apresenta uma imagem do arquivo selecionado. Esta imagem é a visualização do último comando SAVE
    Open (abrir) – abre um arquivo selecionado
    2 – A Tela principal do AutoCAD R14 para Windows
    Barra de menus
    Barras de ferramentas


    3 – Menus
    O uso do mouse para iniciar comandos no AutoCAD R14 é muito cômodo. Você olha apenas para a tela enquanto desenha.
    Os menus suspensos são fáceis de usar. As reticências (...) após um item significam que ele dá acesso a uma caixa de diálogo. Uma pequena seta ( 4 ) indica a existência de um submenu.
    No Windows, você pode usar o teclado para acessar um menu suspenso caso o seu mouse esteja com problemas, basta manter a tecla Alt pressionada e digitar a letra sublinhada do menu escolhido.


    3.1 – Menu File (menu arquivo)

    New - abre um novo desenho
    Open – abre um desenho já existente
    Save – salva um desenho
    Save As – salva um desenho com a possibilidade de alterar o nome atual e seu local de gravação.
    Export – permite exportar desenhos
    Printer Setup – abre uma caixa de diálogo que permite modificar, adicionar um driver de impressão. Normalmente o AutoCAD R14 utiliza a impressora padrão corrente no Windows 95
    Print Preview – permite a visualização da impressão
    Print – abre caixa de diálogo para setagem de impressão ou plotagem do desenho.
    Drawing Utilites – permite trabalhar com arquivos (copiar, deletar, renomear, etc... sem sair do AutoCAD R14)
    Send – envia arquivos por fax/modem ou internet
    Exit – encerra a sessão do AutoCAD R14

    3.2 - Menu Edit (menu editar)
    Undo – desfaz comandos
    Redo – desfaz o último comando undo
    Cut – recorta objetos do desenho e envia para
    a área de transferência
    Copy – copia objetos para a área de transferência e continua a exibi-los no desenho
    Copy link – copia a vista corrente para a área de transferência
    Paste – insere o conteúdo da área de transferência
    Paste Special – insere o conteúdo da área de transferência no seu documento como uma figura através de uma caixa de diálogo
    Clear – deleta figuras inseridas na área gráfica
    3.3 – Menu View (menu de vistas)
    Redraw – redesenha (atualiza) o desenho.
    Regen – regenera todo o desenho na vista corrente
    Regen All – regenera todo o desenho em todas as vistas
    Zoom – abre o submenu zoom options
    Realtime – zoom em tempo real
    Previous – retorna ao plano de tela anterior
    Window – abre uma janela para ampliação dentro do limite de tela
    Dynamic – permite ao usuário visualizar ao mesmo tempo a área total do desenho e de tela atual, relacionada com a área de limite mostrando se haverá regeneração
    Scale – este zoom obedece a escalas de ampliação e redução
    Center – transporta um ponto determinado para o ponto central da tela, com ou sem modificação na escala do desenho
     
    In – amplia (aproxima o objeto na tela)
    Out – reduz (afasta o objeto na tela)
    All – volta sempre nas dimensões de tela definida do limite atual, se não houver nenhuma entidade desenhada fora da área do limite definido
    Extents – coloca todo o desenho ampliado ao máximo possível no limite da tela
    Pan – move o desenho em relação à tela sem modificar as coordenadas anteriormente definidas como se uma mão invisível puxasse a folha de papel em que se desenha
    Realtime – move a vista corrente do desenho em tempo real na tela
    Deve –se inicialmente chamar o Pan ou Zoom através dos ícones da barra de ferramentas Standard e a seguir, clicando com o botão direito do mouse abrir um menu de opções que fica à mostra junto ao local atual do mouse.
    Exit – sai do comando Zoom ou Pan

    Point – move a vista corrente do desenho para uma distância especificada
     
    Left -
    Right -
    Up -
    Down -
    Aerial View – exibe uma vista aérea ou miniatura do desenho, que pode ser manipulada para melhor visualização
    Toolbars – abre caixa de diálogo para manipulação e customização de barras de ferramentas, vide ítem 6.2 da apostila.
    3.4 - Menu Insert (menu de inserção)
    Insert - Block name (or ?) : Digite um nome, digite, ?,digite ~ ou pressione enter.
    Digite ? para apresentar uma lista dos blocos atualmente definidos no desenho. Digite um til (~) para apresentar o quadro de diálogo Select Drawing File em lugar da linha de comando. Preceda o nome do bloco com um asterisco (*) para desmembrar os objetos do bloco durante a inserção. O comando EXPLODE desmembra os objetos de um bloco depois que o bloco foi inserido.
    Se você digitar um nome de bloco sem o nome de um caminho ou uma letra de unidade de disco, o AutoCAD procura a definição de um bloco atualmente definido com esse nome. Se essa definição de bloco não existir no desenho atual, o AutoCAD pesquisa o caminho da biblioteca em busca de um arquivo com o mesmo nome. Se o AutoCAD encontrar, o nome do arquivo é usado para o nome do bloco quando o AutoCAD inserir suas informações. O AutoCAD usa a mesma definição do bloco para suas inserções subseqüentes. Se você carregar um arquivo como um bloco, você pode dar a ele um novo nome, digitando o seguinte em resposta ao aviso Block name.
    No aviso Insertion point você pode especificar um ponto ou digitar uma opção da lista abaixo. As opções INSERT predefinem a escala e rotação de um bloco antes que você especifique sua posição. Isto é útil quando se arrasta um bloco, ocasião em que normalmente se usa um fator de escala 1 e uma rotação 0.
    Scale PScale
    Xscale PXscale
    Yscale PYscale
    Zscale PZscale
    Rotate Protate
    Depois de especificar um ponto ou introduzir uma opção no aviso Insertion point, o AutoCAD solicita o seguinte:
    X scale factor <1> / Corner / XYZ: Digite um valor ou opção ou pressione para confirmar um fator de escala X de 1.
    3.5 - Menu Format (menu formatar)

    Layers – comando de níveis (camadas)
    Color/Linetype/ /Text Style/Dimension Style/Point Style/Multiline Style – definem propriedades para novos objetos criados
    Units – abre caixa de diálogo para definição das unidades de trabalho.
    Drawing limits – limites de desenho.
    Rename – renomear comandos ou entidades de desenho que não sejam "Default"
    Text Style (estilo de texto) -
    Camadas (Layers) – São utilizados para facilitar a visualização e organização de seu desenho, você pode ter diferentes tipos de camadas, por ex: construção, contorno, hachura, cotagem... e trabalhar de modo independente com cada uma delas.
    Use o comando LAYER para criar novos layers, selecionar o layer atual, definir cor e tipo de linha de layers específicos, ativar e desativar , bloquear ou desbloquear , congelar ou descongelar layers e apresentar uma lista dos layers definidos.
    ? / Make / Set / New / On / OFF / Color / Ltype / Freeze / Thaw / LOck / Unlock: Digite uma opção
    Show – Permite fazer um filtro das layers, por sua condição de utilização pré-estabelecida, ou fazendo uma filtragem pelas propriedades das layers.
    All – mostra todas as layers existentes
    All in use – mostra todas as layers que estão em uso
    All unsused – mostra todas as layers que não estão sendo usadas
    Existem outras formas de filtragem, porém as indicadas acima são as mais empregadas.
    Current – Define a layer selecionada como sendo a corrente
    New – Cria novas layers
    Delete – Deleta uma layer já criada, o layer "0"não pode ser deletado
    Name – nomea uma layer selecionada
    On – ativa ou desativa a layer selecionada
    Freeze in All viewports – congela a layer selecionada em todas as Viewports, tornando invisíveis as entidades criadas nesta layer e ignoradas durante a regeneração
    Freeze in Current viewports – congela a layer na viewport ativa
    Freeze in New viewports – congela a layer selecionada na próxima viewport
    Lock – trava ou destrava a layer selecionada para facilitar a seleção de objetos. Objetos em layers travadas não podem ser editados
    Color – acessa o quadro de diálogo para troca de linhas já carregadas no desenho
    Details – abre ou fecha a parte da caixa de diálogo com os detalhes sobre as layers
    Linetype – abre a caixa de diálogo para edição de linhas
    Show – permite fazer um filtro das linhas, por sua condição de utilização pré-estabelecida, ou fazendo uma filtragem pelas propriedades das mesmas
    Current – define o tipo de linha corrente. O correto é deixar definido como BYLAYER, pois assim será obedecido o que foi definido na layer
    Delet – deleta um tipo de linha já carregada.
    Details – abre ou fecha parte da caixa de diálogo com os detalhes sobre as linhas
    Global scale factor – define o valor global para a escala das linhas. A variável que faz o controle desta nova escala é LTSCALE
    Current object scale – define o valor para a escala de linhas a partir de sua deifinição. A variável que controla esta nova escala é CELTSCALE
    Dimension Style - Apresenta os nomes dos estilos de dimensionamento, torna-os atuais, grava-os e os renomeia. O AutoCAD R14 armazena os valores de todas as variáveis de sistema de dimensionamento
    Name - Cria ou renomeia uma nova família de estilos de dimensionamento. Depois de estabelecer um estilo de dimensionamento pela definição de parâmetros nos quadros de diálogo, digite um nome e escolha Save. Para renomear um estilo, digite um nome, em seguida, escolha Rename. Para fazer uma cópia do estilo atual, digite um nome e escolha Save .
    Family - Determina qual membro da família de estilos de dimensionamento está, atualmente, apresentado nos quadros de diálogo. Para especificar os parâmetros para uma família de estilos de dimensionamento, selecione a opção do membro da família como Parent, Linear ou Radial, faça as mudanças ao estilo de dimensionamento e, em seguida, escolha Save.
    Geometry - Controla a aparência da geometria e a escala global do dimensionamento. A geometria do dimensionamento inclui a linha de cota, linhas de chamada, pontas de seta, centro e eixo.
    Format - Controla a localização do texto de dimensionamento, as pontas de seta, as guias e a linha de cota.
    Annotation – Controla as unidades primárias e alternativas, abre a sub-caixa de diálogo Units, permite incorporar prefixos e sufixos às cotas, definir tipos tolerâncias, escolher o estilo de texto bem como sua altura.

    User Define - Permite especificar uma localização para o texto de dimensionamento, com a verificação inicial de uma dimensão. Quando você seleciona essa opção, o AutoCAD ignora quaisquer parâmetros de justificação horizontal e coloca o texto na posição que você especificar no aviso Dimension line location. Quando essa opção não está selecionada, o AutoCAD determina a localização do texto de dimensionamento pelos parâmetros da justificação horizontal.
    Force Line Inside - Desenha linhas de cota entre os pontos medidos mesmo quando as pontas de seta são colocadas externamente aos pontos medidos.
    Fit - Controla o posicionamento do texto e pontas de seta interna ou externamente às linhas de chamada com base no espaço disponível entre as linhas de chamada.
    Quando há espaço disponível, o AutoCAD sempre coloca o texto e as setas entre as linhas de chamada. Caso contrário, as opções fit afetam o posicionamento do texto e das setas como descrito abaixo.
    Horizontal Justification - Controla a justificação horizontal do texto de dimensionamento ao longo da linha de cota e da linha de chamada. Outros parâmetros de dimensionamento também afetam a justificação horizontal do texto de dimensionamento.
    Text - Controla a posição do texto de dimensionamento interna e externamente às linhas de chamada.
    Vertical Justification - Controla a justificação vertical do texto de dimensionamento ao longo da linha de cota. Outros parâmetros de dimensionamento também afetam a justificação vertical do texto de dimensionamento.
    Primary Units - Controla a apresentação das unidades de medida primárias e quaisquer prefixos e sufixos para o texto de dimensionamento.
    Tolerance - None - Não especifica tolerâncias.
    Symmetrical - Cria uma expressão positiva (mais) e negativa (menos) de tolerância na qual ocorre variação numa única direção a partir da medida de dimensionamento. O AutoCAD desenha um símbolo ± seguido do valor de tolerância ao criar o dimensionamento.
    Deviation - Cria uma expressão positiva (mais) e negativa (menos) de tolerância na qual ocorre variação em ambas as direções a partir da medida de dimensionamento. O AutoCAD adiciona um sinal de mais (+) aos valores positivos e um sinal de menos (-) aos valores negativos. Nenhum sinal é adicionado ao valor zero.
    Limits - Cria um dimensionamento limite no qual o valor máximo é colocado acima do valor mínimo. O AutoCAD R14 soma o valor máximo ao texto de dimensionamento e dele subtrai o valor mínimo.
    Basic - Cria um dimensionamento básico texto de dimensionamento com um quadro desenhado em torno de toda a sua extensão.
    Alternate Units - Controla a apresentação de unidades de medida alternativas e quaisquer prefixos e sufixos para o texto de dimensionamento. As unidades alternativas não estarão disponíveis quando a família de estilos de dimensionamentos for Angular.
    Units - Apresenta e define o formato atual de unidades para todos os membros da família de dimensionamento, exceto Angular. As opções de formato de Units incluem Scientific, Decimal, Engineering, Architectural (stacked), Fractional (stacked), Architectural e Fractional.
    Round Off - Apresenta e define o arredondamento de todas as distâncias de dimensionamento. Digite um valor no quadro de texto. Se você digitar o valor 0,25, todas as distâncias serão arredondadas à unidade 0,25 mais próxima. Do mesmo modo, se você digitar o valor 1,0, o AutoCAD arredondará todas as distâncias de dimensionamento ao inteiro mais próximo. O número de dígitos editados após o ponto decimal depende do grau de precisão que você definir nos quadros de diálogo Primary Units ou Alternate Units . O valor arredondado não se aplica a dimensionamentos angulares
    3.6 – Menu Tools (menu ferramentas)
    Speling – corrige a ortografia no texto do desenho
    Inquiry –
    Distance – Calcula da distância entre dois pontos
    Area – Possibilita o cálculo de área de um polígono fechado. O resultado será a área e o perímetro do polígono em questão.
    Mass Properties – calcula e mostra as propriedades de massas de regiões ou sólidos.
    List – Possibilita a obtenção de informações relativas às entidades. As informações obtidas serão listadas na tela de texto e dependerão do tipo da entidade.
    ID Point – Possibilita a identificação das coordenadas absolutas de um ponto qualquer, tornando este ponto referência para as próximas coordenadas relativas a serem utilizadas
    Time – Registra uma série de características relativas ao tempo gasto no desenho em questão.
    Current Time – mostra o dia e a hora
    Created – dia e hora de quando o desenho foi criado
    Last Updated – registra data e hora de toda a atualização do desenho.
    Estes dado são atualizados todas as vezes que for usado o comando Exit
    Total Editing Time – informa o tempo gasto no desenho desde sua criação. Ë continuamente atualizado após o comando Exit
    Elapsed Timer – informa o tempo gasto desde que o editor gráfico foi ativado. Este pode ser zerado pelo usuário
    On – liga o elapsed timer
    Off – desliga o elapsed timer
    Display – repete o comando com atualização
    Reset – zera o elapsed timer
    Next Automatic Save In:
    Running Osnap-
    Status – este comando faz uma listagem na tabela texto, referindo-se a caracteríticas do arquivo de desenho atual e sobre o sistema operacional
    Set Variable – seta as variáveis
    Object Snap Settings - define os modos de atração automática dos elementos de Snap no desenho corrente
    Auto Snap –
    Marker – alterna entre On e Off, ligando e desligando o marcardo que aparece sobre o ponto de Snap do desenho quando passamos o cursor sobre o mesmo
    Magnet – alterna entre On e Off, ligando um "imã" que atrai a nova entidade a ser feita, sobre um dos pontos de Snap
    Snap Tip – Abre uma caixa de texto que mostra o nome do Snap selecionado no desenho
    Display Aperture Box – o usário define se o cursor mostrará ou não o aperture box quando estiver utilizando o Snap automático
    Marker Size – Controla o tamanho do marcador de snap
    Marker Color – Controla a cor do marcador de Snap
    O uso do comando Osnap é uma das operações mais utilizadas no AutoCAD. Com o AutoSnap o usuário pode visualmente prever e confirmar os pontos de Snap antes mesmo de clicá-lo durante a criação ou edição de um desenho, evitando com isso que o usuário pegue um ponto errôneo na seleção.
    Caso o usuário tenha configurado mais de um Osnap possível para uma mesma entidade, é possível utilizar a tecla TAB para alternar entre os Osnaps e então chegar até o ponto desejado.
    Drawing Aids – define parâmetros de apoios ao desenho
    Grips-
    Customize Menu – abre caixas de diálogos que auxiliam na costumização dos menus , será melhor apresentado no item 6.2 da apostila

    Preferences –

    3.7 - Menu Draw (menu de desenho)
    Linha (Line)
    From point: Especifique um ponto ou pressione enter.
    To point: Especifique um ponto.
    To point: Especifique um ponto.
    Digite u para desfazer o último trecho desenhado ou para fechar um polígono.
    Linha de Construção - Cria uma linha infinita paralela a outro objeto
    Multilinha (Mline)
    Justification = Top. Scale = 1.00.
    Style = STANDARD
    Justification / Scale / STyle / : Especifique um ponto ou digite uma opção.
    Polilinha (Polyline)
    From point: Especifique um ponto.
    Current line-width is
    Arc/ Close/ Halfwidth/ Length / Undo/ Width/ : Especifique um ponto ou digite uma opção
    Polígono (Polygon)
    Number of sides : Digite um valor entre 3 e 1024 ou pressione enter.
    Edge/
    : centro do polígono
    Inscribed in circle / circumscribed about circle (I/C): (I ou C)
    Radius of circle: valor
    Retângulo (Rectangle)
    First Corner: (primeiro ponto)
    Second Corner: (segundo ponto)
    Arco (Arc).
    Center / : Especifique um ponto, digite c ou pressione enter
    Círculo (Circle)
    3P / 2P / TTR /
    : Digite uma opção ou especifique um ponto
    Center, radius – especifique o centro e o valor do raio da circunferência
    Center, diameter - especifique o centro e o valor do diâmetro da circunferência
    2P – circunferência por dois pontos
    3P – circunferrência por três pontos
    TTR – Circunferência por duas tangentes, sendo dados o raio
    TTT – Circunferência por três tangentes, raio é consequência
    Spline - adapta uma curva contínua a uma seqüência de pontos dentro de uma determinada tolerância.
    Object / < Enter first point>:Especifique um ponto ou digite o.
    Enter point: Especifique um ponto.
    Digite pontos até definir a curva spline. Depois que você digitar os dois pontos, o AutoCAD apresenta o seguinte aviso:
    Close / Fit Tolerance / :Especifique um ponto, digite uma opção ou pressione enter.
    Elipse
    Arc / Center / Isocircle / : Especifique um ponto ou digite uma opção.
    Se a opção Isometric de SNAP estiver desativada, a opção Isocircle não estará disponível.
    Axis endpoint 1 -Define o primeiro eixo através de dois pontos extremos especificados. O ângulo do primeiro eixo determina o ângulo da elipse. O primeiro eixo pode definir o eixo maior ou menor da elipse.
    Axis endpoint 2: Especifique um ponto (2).
    / Rotation: Especifique um ponto ou digite r.
    Arc
    Cria um arco elíptico. O ângulo do primeiro eixo determina o ângulo do arco elíptico. O primeiro eixo pode definir o eixo maior ou menor do arco elíptico.
    / Isocircle / Center: Especifique um ponto ou digite c.
    Center
    Cria a elipse através de um centro especificado.
    Center of ellipse: Especifique um ponto.
    Axis endpoint: Especifique um ponto.
    / Rotation: Especifique um ponto ou digite r.
    Isocircle
    Cria um círculo isométrico no plano isométrico de desenho atual.
    Center of circle: Especifique um ponto.
    / Diameter: Especifique um ponto ou digite d.
    Bloco (Block)
    Block name ( or ? ): Digite um nome ou ? .
    Ao criarmos um bloco no AutoCAD R14, vinculamos este bloco ao arquivo onde estamos trabalhando, ou seja, ao entramos em outro arquivo os blocos não estarão mais disponíveis.
    Existe no AutoCAD R14 um comando que viabiliza o uso de blocos como arquivos e que permite a inserção de blocos em qualquer desenho já existente ou que venha a ser aberto,
    Wblock.

    No menu File, escolha Export ou na linha de comando, digite wblock.
    No quadro de diálogo Create Drawing File, digite o nome do arquivo de saída no quadro File Name.
    Block name: Digite o nome de um bloco existente, digite =, digite * ou pressione enter.
    Digitar o nome de um bloco existente grava esse bloco num arquivo.
    Deve-se Ter cuidado na hora de salvar o bloco como arquivo e observar a extensão do file name, que deverá ser .dwg para desenhos do AutoCad ou .dxf para desenhos com uma extensão universal de compatibilidade.

    Point (Ponto) –.
    Single Point –cria um único ponto.
    Multiple Point – cria múltiplos pontos.
    Divide – divide um segmento em vários, sendo dado o número de divisões.
    Measure - divide um segmento em vários, sendo dado o espaçamento entre as divisões.
    Hatch – (Hachura) preen-che o limite especificado com uma hachura. Uma hachura exploded não é atualizada quando os seus limites são modificados.
    Uma hachura associativa é atualizada quando os seus limites são modificados.
    Pattern Type –
    Pattern - determina o padrão de hachura a ser utilizado
    Pattern Properties – define parâmetros de aplicação da hachura escolhida
    Iso Pen Width – especifica uma escala padrão ISO com base na caneta selecionada, somente para hachuras deste padrão.
    Scale – permite a correção da escala do padrão de hachura.
    Angle – controla o ângulo de aplicação da hachura em relação ao eixo X da UCS atual.
    Spacing – controla o espaçamento das linhas paralelas que compõem a hachura, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE.
    Double – quando assinalado o hachuramento é duplo e cruzado, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE.
    Boundary – delimitação da superfície a ser hachurada.
    Pick Points – delimita a área a ser hachurada.
    Select Objects – a área a ser hachurada é determinada por seleção convencional de entidades.
    Remove Islands – permite a remoção de um conjunto de limites determinados como ilhas, quando utilizada a opção Pick Point.
    Preview Hatch – permite a visualização da hachura antes da sua execução
    Inherit Properties – recupera as características de uma hachura existente no desenho. É muito útil quando revisamos um desenho e não sabemos as características da hachura feita.
    Advanced – acesso às opções avançadas de configuração de hachuras.

    Single line Text – era o antigo comando Dtext, onde permite a visualização do texto ao mesmo tempo em que é digitado.
    Multiline Text –
    Mtext Current Text Style:
    Text height:
    Specify first corner: marque o primeiro canto
    Specify opposite corner or [Height/Justify/Rotation/Style/Width]: defina o outro canto.
    Multiline Text – quando é marcado o primeiro canto, uma seta interna ao retângulo indica a direção do texto. Após esta definição da área, o quadro de diálogos Multiline Text Editor aparece.
    Na pasta Character, podemos definir o tipo de fonte e altura da letra. Nos botões "B", "I", "U", temos a possibilidade de negrito, itálico e sublinhado. Os botões seguintes são UNDO, STACK. O botão STACK permite mudar um texto do tipo 1 / 2 em ½ . No botão SIMBOL, temos os símbolos especiais , por ex. de graus, diâmetros, etc...
    Na pasta PROPERTIES temos como mudar o estilo de texto, a justificação, a largura da área de atuação do texto e rotação.
    IMPORT TEXT – permite importar um texto com extensão ".TXT" ou ".RTF".
    Na pasta FIND/REPLACE – pode-se procurar textos ou palavras colocados em FIND e trocá-los pelo conteúdo inseridoem REPLACE WITH. O MATCH CASE faz a procura de um texto idêntico ao definido em FIND. O WHOLE WORD procura por um texto sem importar se está escrito com letras maiúsculas ou minúsculas.
    3.8 – Menu Dimension (menu de dimensão)
    Style – abre a caixa de Dimension Style vista anteriormente.
    Update – atualiza as dimensões, após alteradas suas características em Dimension Style.



     
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