Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

11 de outubro de 2010

Windows XP Instalação em NoteBooks

instalando o XP em notebooks com Hds Sata

Como já é sabido o Windows XP pode não ter drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Sata ou Serial Ata, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista -> XP, por ainda estar satisfeito e ou acostumado com o bom e “velho” XP ou por achar o novo sistema operacional da Microsoft pesado.
Há quem garanta que o Vista, com uma configuração adequada do notebook (leia-se bastante RAM, algo de 1Gb prá cima), rode mais rápido que o XP na mesma máquina; pessoalmente ainda não tive a oportunidade de testar o Vista a fundo e conferir, mas isso já é assunto para outra história ou tópico.
Porém essa situação não quer dizer que seja impossível instalar XP em máquinas com esse tipo de Hd; basta ter os drivers da controladora Sata na mão em um disquete, certo? Nem tanto, pois no caso específico de notebooks, o floppy já foi aposentado há alguns anos o que impossibilita o uso desse tipo de mídia; mas ainda existe solução para isso, podendo ser usado três métodos, descritos a seguir.
MÉTODOS
1. Usar um cd de instalação de Windows XP SP2 (Service Pack 2) original
2. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou
3. Integrar os drivers numa do cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.

No método 1 basta usar um cd de instalação do XP Home ou Professional com o Service Pack 2 ou SP2, que é o mais recente (mas já está prometido para esse ano ainda o lançamento do Service Pack 3 do XP).
No método 2 o uso do driver SATA é opcional; já no 3 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe. Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.
1º Método: Usando cd de Windows XP SP2:
Em alguns casos basta usar o cd de instalação do Windows XP SP2, ou seja, já com o Service Pack 2, que o hd Sata é reconhecido pelo instalador e o processo corre normalmente.
Por isso de preferência tenha o cd do Windows XP já com o Service Pack – SP2 incluído; se o seu XP ainda não tem o SP2 é possível criar uma cópia do seu cd (para uso próprio) usando o programa N-Lite, o qual mais adiante falamos dele.
Se isso não funcionar, passemos ao 2º método: desabilitar o suporte SATA para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP; mas em alguns fóruns foram reportadas perdas de desempenho do notebook com o SATA desativado, o que é fácil de resolver, seguindo os passos abaixo:
2º Método: Desabilitando o SATA no BIOS:
Esse método permite desabilitar o suporte SATA para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI:
- Acessar o BIOS do notebook e desabilitar o suporte Sata;
- Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);
- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;
- Reiniciar o notebook e;
- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!
Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (o que já é uma vitória e tanto); porém ressalvo novamente: existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu não posso informar se é impercetível, leve ou grande, pois eu nunca passei por esse problema de hd Serial Ata.
Em certos notebooks não existe no BIOS um parâmetro que permita desabilitar o suporte SATA para fazer com que o Hd seja emulado como um Parallel Ata (PATA ou comumente chamado de IDE); se for esse o caso, passe para ao 3º Método.
3º Método: Integrando drivers SATA no cd de Instalação do XP:
Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd Serial Ata (SATA) é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers e programas, integrar o Service Pack – SP2 (para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou até mesmo sem SP), etc…
N-Lite
http://www.nliteos.com/
O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada.
ATENÇÃO
Em alguns casos pode não existir a opção de desabilitar o suporte SATA no BIOS do notebook e nem drivers SATA disponíveis para Windows XP, pois alguns fabricantes não estão desenvolvendo drivers para esse sistema operacional, mas apenas para Vista.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes