Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

28 de novembro de 2010

Editando seu Template em Dreamwaver

riar o design e estrutura de um site é uma das melhores partes de um Projeto Web. O problema é quando você tem que implementar mudanças em seu maravilhoso projeto, depois d tudo pronto. Imagine que seu projeto tenha ao todo 150 páginas, quanto tempo demoraria para atualizar os 150 arquivos? Com o auxilio das Templates (Modelos), você usará poucos minutos.
Depois que uma nova página é criada a partir de um Template, o novo documento continua anexado ao modelo original, ao menos que seja especificamente separado ou desanexado. Se você alterar o Template original, todos os documentos criados a partir dele são atualizados automaticamente.
Ao se criar um template, toda a página é bloqueada. Seções bloqueadas de um Template não podem ser alteradas em um documento variado desse Template. É fundamental, ao se criar um Template, definir um tipo de Região que pode ser alterada. Abaixo as Regiões possíveis de um Template:
Regiões Editáveis - área e todo o código, pode ser alterada (área de conteúdo);
Atributos Editáveis - dentro de uma tag bloqueada, você pode determinar certos atributos para se tornarem editáveis;
Regiões Opcionais - conteúdo pode ou não ser exibido;
Regiões de Repetição - certasáreas de um objeto bloqueado (tabela por exemplo) podem ser repetidas em um documento derivado de um Template.
Todas as Regiões precisam ser definidas no Template.
Criando Templates
Aconselho a você quando for criar seus Templates, seguir essas etapas:
1° etapa - finalize uma única página que contenha todos os elementos que você quer incluir no Template;
2° etapa - utilize marcadores onde for possível (texto ou imagem). Eles o lembrarão quais elementos devem incluídos;
3° etapa - finalize e insira o máximo que puder seu Template. Por exemplo, se em todas sua páginas um rodapé estará presente, termine-o;
4° etapa - inclua informações . Os Sites de pesquisa usam as tags para fazer um levantamento do conteúdo de sua página.
Você pode criar seus Templates, indo em Menu Arquivo > Salvar como Modelo. O DW então cria uma pasta denominada Templates e o arquivo com a extensão ".dwt".
Veja o exemplo do site da Macromedia:
Note que temos 4 áreas distintas no Site: Menu, Flash, Conteúdo e Lateral. Vejamos agora o esboço dessa página:
Ao converter nosso esboço em um template, todas as áreas são bloqueadas. Temos então que criar nossas Regiões Editáveis. Em nosso exemplo teremos duas Regiões Editáveis: Conteúdo e Lateral. Para determinar uma Região Editável:
01. Selecione o texto, objeto ou área na página que deseja converter em uma região editável;
02. Escolha Menu Insert > Template Objects > Editable Region

Figura 02
O DW exibe a caixa de mensagem "New Editable Region". Nomeie sua região. O DW destaca a seleção criada.

Figura 03
Você pode criar uma Região Editável e, logo após editá-la, tornando uma Região Bloqueada. Para tal, coloque o cursor na Região Editável que deseja bloquear. Vá no Menu Modify > Templates > Remove Template Markup.
Agora que já aprendemos como criar nossas áreas editáveis, vamos aprender a incluir conteúdo nas mesmas. Você deve ir no Menu File > New > Aba Templates

Figura 04
Em "Templates for" escolha o site que esta trabalhando no momento, ao lado determine a sua Template (modelo) e em Preview veja sua Template. Clique em "Create" para criar um novo arquivo que poderá ser editado (em suas Regiões Editáveis). Salve-o com o nome que desejar. Se quiser manter o vínculo com a Template, deixe marcado a opção: "Update page when template changes". Note que nesse novo arquivo criado, as regiões Bloqueadas não podem ser editadas.
Em novas matérias, abordarei recursos mais avançados de uma Template, tais como: Criando e configurando atributos editáveis, explorando e modificando regiões de repetição etc..., mas isso é assunto para outras matérias.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes