Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

16 de setembro de 2010


Podem falar o que quiser, mas usar o mouse, dispositivo fundamental de interface com o computador (depois do teclado), é qualquer coisas menos intuitivo. Ele exige treino, um pouco de concentração e muita abstração por parte do usuário novato. De certa forma é como o motorista que é treinado para usar os pedais e a alavanca de câmbio de um automóvel para não ter de olhar para eles (por razões óbvias) enquanto dirige.

O mouse é um dispositivo muito simples. Na maioria das vezes, ele é composto por dois botões e uma rodinha na parte superior, controles esses que, combinados como movimentes no plano horizontal permitem mover o cursos na tela do PC e executar uma série de funções no PC, como selecionar conteúdos, iniciar programas, acessar links na web etc.

Sobre os botões
Sempre que alguém se refere aos botões do mouse precisa necessariamente dizer sobre qual está falando porque o botão direito tem funções diferentes do botão esquerdo (e vice-versa, caso o usuário canhoto resolva alterar a posição dos botões no caso de usar o dispositivo com a mão esquerda).

O botão esquerdo do mouse é o mais usado pois é o que geralmente envia algum comando imediato ao PC. Clicar sobre ele sempre fará o sistema operacional realizar alguma ação. O botão direito, por sua vez, é utilizado para dar acesso a funções secundárias e, na maior parte das vezes exige uma interação adicional do usuário para que realize alguma função.
A rodinha tem a função de movimentar o cursor rapidamente na tela, seguindo o movimento que é feito com ela. Girá-la, por exemplo, na direção do usuário, fará com que o conteúdo da tela se movimente para cima (seja em um texto ou página da web).

Um clique ou dois?
Eis um tema que confunde muita gente porque, a priori, não tem um lógica muito clara. O botão esquerdo do mouse pode ser usado de três formas diferentes: um clique, dois cliques; um clique para arrastar e soltar.

Algumas ações em um PC com Windows são acionadas com apenas um clique no botão direito sobre ela; outras, porém, precisam de dois e é isso que acaba deixando os usuários novatos confusos.

As três regras abaixo irão ajudar você a compreender o mecanismo de funcionamento e evitar resultados indesejados no uso dos cliques no mouse.

Regra 1: Dê apenas UM clique quando estiver utilizando um navegador web (Internet Explorer, Firefox ou qualquer outro) para acessar links, botões, abas, ícones da barra de ferramentas. Caso contrário, o comando será repetido. Assim, se houver dois cliques em um link de vídeo e você clicar nele duas vezes, serão abertas duas sessões do mesmo vídeo.

Regra 2: Dê apenas UM clique nos ícones que estão localizados na barra de tarefas do Windows, onde estão os ícones para atalhos rápidos de programas (normalmente localizada na parte inferior da tela do seu desktop). Parte do que faz esses atalhos serem chamados de “rápidos” é que precisam apenas de um clique para serem acessados.

Regra 3: Use duplo clique nos ícones de programas da área de trabalho (aqueles que ficam na tela do seu PC depois que o Windows é carregado).

Regra 4: Use duplo clique para abrir arquivos ou pastas quando estiver usando o Windows Explorer ou para ter acesso a um arquivo que chegou anexado a um e-mail.

Botão direito
Este botão do mouse funciona como uma espécie de coringa, assumindo diferentes funcionalidades dependendo do momento em que é acionado. Ele pode dar acesso a um submenu com informações de edição (copiar, colar, recortar), ou então ações diretamente relacionadas ao aplicativo em questão (como enviar uma mensagem, por exemplo). O Windows 7 inclui ainda mais funções a esse botão e o usuário tem a opção de acrescentar outras, caso queira. Vale a pena explorar os recursos novos.

Selecionar conteúdo
O botão esquerdo do mouse também pode ser usado para selecionar textos e imagens que, depois, podem ser copiados, recordados e movidos facilmente. Posicione o cursor do mouse sobre o início de um texto, por exemplo. Clique e segure o botão esquerdo e arraste o mouse até "iluminar" todo o texto desejado. Depois, com o cursor posicionado sobre o texto selecionado, clique com o botão direito do mouse para definir que ações devem ser tomadas.

Você pode fazer isso também com arquivos no Windows Explorer e tornar o gerenciamento dos seus arquivos (documentos, músicas, fotos, vídeos) extremamente simples.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes