Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

19 de maio de 2012

Home > Tutoriais > Guia Dreamweaver – Como Começar? (Parte III) 13 Guia Dreamweaver – Como Começar? (Parte III)


Dreaweaver é um programa completo para o desenvolvimento e gestão de websites, que trabalha com tecnologias como HTMLXHTMLCSSJavascript e PHP, entre outros. Um detalhe importantíssimo que Dreamweaver tem, é que se você começou a fazer o seu website em um outro programa qualquer, não terá de começar de novo se pretender mudar para Dreamweaver – O programa não irá destruir/alterar o código que você criou! Nesta terceira parte do Guia Dreamweaver, vamos-lhe mostrar como perceber e trabalhar com links dentro desta aplicação. Está pronto para começar?
Nesta terceira parte do Guia Dreamweaver, vamos-lhe continuar a mostrar como dar os primeiros passos na criação da sua página web. Quer receber este e outros conteúdos no e-mail? Insira o seu e-mail abaixo e subscreva!
Um link é um género de ponte de ligação entre páginas, que podem ser vistas como pontes reais entre ilhas, cuja ligação é feita através de um simples clique. Este processo é uma invenção muito poderosa, pois toda a internet está ligada não só, mas maioritariamente por links. Os links além de poderem ser feitos para ligar documentos dentro de uma página, podem também linkar documentos e outras páginas, mesmo que estas estejam alojadas num servidor do outro lado do mundo – na internet e distância não é um problema, tudo está ao alcance. Embora a criação de um link seja uma tarefa super básica, pode ser enganador pois existem vários tipos de links.
Adobe Dreamweaver CS5

1. PERCEBA OS LINKS

O que são links? Tecnicamente, são um trecho de código que dá uma direcção ao browser para onde ele deverá seguir, de uma página para outra. Como referimos, o que torna os links tão poderosos tem a ver com a distância que eles conseguem cobrir, que em teoria é todo o planeta. Nos bastidores, aquilo que faz os links funcionar é a tag chamada de âncora , que podem ser criados em 3 diferentes tipos: absolutedocument-relative e root-relative.

2. LINKS ABSOLUTOS

Os links absolutos funcionam de certa forma da seguinte maneira: Quando alguém lhe quer enviar uma carta, necessita da sua morada completa, e vamos utilizar uma fictícia, Rua Pedro Elmer, 417 | Cascatinha, Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Independentemente de onde o seu amigofreelancer estiver no Brasil, se ele escrever essa morada num envelope, a carta vai ter à sua casa, pois é um endereço único, tal como os links absolutos. Passando esta teoria para a prática nos links, cada página web tem um endereço único, chamado de URL (Uniform Resource Locator). Se abrir o seu browser e navegar até http://www.escolacriatividade.com/livros/ estará a navegar num link único dentro da Escola Criatividade. Assim, podemos constatar que o URL é um link absoluto, que define o endereço completo e único para uma página web. Para fazer ligações do seu website para outros, terá obrigatoriamente que utilizar um link absoluto, pois esta é a única forma de o browser chegar à página pretendida. No entanto, se aquilo que pretende é fazer ligações dentro do seu website, irá necessitar de utilizar links relacionados com os documentos, chamados deDocument-Relative Links.

3. LINKS RELATIVOS AOS DOCUMENTOS

Os Document-Relative Links são aqueles que se utilizam dentro do seu website. Como a página é a mesma, não existe a necessidade de utilizar links absolutos para linkar para documentos dentro do mesmo website. Pegando novamente no exemplo da morada citada acima, e imaginando uma situação em que você convida o seu vizinho da frente para jantar em sua casa, não necessita de lhe dar a sua morada, basta-lhe dizer para atravessar a rua. Obviamente que esta situação seria impossível se você convidasse alguém noutro ponto do país para jantar em sua casa, e lhe dissesse para atravessar a rua. Então, dentro do seu website você poderá utilizar esta técnica, informando o browser que a localização do documento do link em questão, é dentro do próprio website.
Ainda dentro dos Document-Relative Links existem duas variações:
  • 1º caso
Se a página à qual estiver a ligar estiver dentro da mesma pasta, o link é apenas o nome do ficheiro. “paginas.html”
  • 2º Caso
Se a página à qual estiver a ligar estiver dentro de uma pasta diferente, o link terá de ter o caminho até à pasta do ficheiro, seguido do nome do ficheiro. “/artigos/novembro/artigo.html”
Felizmente Adobe Dreamweaver facilita imenso o trabalho com os Document-Relative Links, pois se você alterar um ficheiro de sítio, Dreamweaver re-escreve o novo caminho para o ficheiro, evitando erros de ligação e problemas dentro do website.

4. LINKS RELATIVOS À ORIGEM

Os Root-Relative Links descrevem a forma como se muda de uma página para outra dentro do mesmo website à semelhança dos Document-Relative Links. No entanto, existe uma diferença que reside no facto de que os Root-Relative Links são relativamente à origem, a pasta base do seu website chamada de root. Dentro de um website, você pode dar as indicações de linkagem de forma diferente e obter o mesmo resultado, e os Root-Relative Links são uma das formas. A utilização deste método é útil quando se pretende dar indicações de linkagem apartir da base do seu website. No entanto, se você utilizar o Dreamweaver para construir o seu website não irá necessitar de se preocupar com isso, pois tem uma funcionalidade que automaticamente actualiza os links e não deixa haver links quebrados no seu website. Este é um dado cada vez mais importante, não só em termos do funcionamento do seu website, como também em termos de SEO.
Nota: Os Root-Relative Links não irão funcionar no seu computador, pois a linkagem é refente ao root do servidor web.
Não perca a continuação deste artigo, deixe o seu feedback com um comentário, subscreva a nossa newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:
Endereço de Email:
Abraço e até já!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes