Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

19 de maio de 2012

10 Dicas Dreamweaver para Iniciantes


Apartir do momento em que utiliza Dreamweaver, o utilizador criativosaberá distinguir uma boa ferramenta, completa e robusta, de uma ferramenta que não ofereça todas essas particularidades. Mas não se fica por aqui, Adobe Dreamweaver é extremamente fiável em comparação com outros produtos no mercado, mas é claro, todas estas ferramentas e particularidades têm o seu preço – Adobe Dreamweaver está à venda por $399. Se o seu objectivo é apenas criar um pequeno website sem grandes técnicas, não desperdice o seu dinheiro numa aplicação deste género: Nunca irá dar utilidade a metade das ferramentas existentes!
Se por outro lado é um designer que trabalha a sua criatividade fundo com as mais variadas técnicas, aí sim já justifica gastar algumas centenas de dólares em uma aplicação deste género que lhe permita aplicar os seus conhecimentos e tirar partido das ferramentas da aplicação. No entanto, não estamos neste artigo a debater qual a melhor aplicação do género para utilizar, mas sim para dar a conhecer 10 Dicas Dreamweaver Para Iniciantes. Se desconhece, tem curiosidade e gostaria de conhecer um pouco mais sobre esta aplicação, está no sítio certo!

1. VISTA DINÂMICA COM “LIVE VIEW”

O “Live View” é uma ferramenta extremamente útil para os designers e programadores. Com ela você poderá ver em tempo real as alterações que fizer no seu código, directamente na janela do Dreamweaver. Para que o conteúdo seja apresentado correctamente, é necessário definir alguns parâmetros. Para tal vá a View / Live View Options / HTTP Request Settings e defina os parâmetros Get ou Post. Depois quando alterar para o Live View, o conteúdo estático irá ser substituído por conteúdo dinâmico, exactamente como se estivesse online. Fantástico não é?

2. CODE NAVIGATOR

O Code Navigator é considerado o Firebug do Adobe Dreamweaver. Esta ferramenta permite saltar rapidamente através de ALT+Clique para o código que está a renderizar uma qualquer parte da sua página, parecido com aquilo que acontece com Firebug. É uma ferramenta particularmente útil no que toca à poupança de tempo, evitando que esteja à procura do código.

3. BLOQUEAR O JAVASCRIPT

AJAX é dinâmico, e muitas das vezes necessitamos de interagir com uma página onde certos conteúdos não estão renderizados ou disponíveis logo na abertura da página. Estes conteúdos não estão disponíveis porque só serão introduzidos na página algum tempo depois da abertura da mesma. Se pretender alterar o estilo de algo que está todo em javascript, terá de procurar nos scripts o que está a ser criado para poder alterar. Mas com esta ferramenta você poderá chegar lá de outra forma. Primeiro active o Live View da sua página e depois clique em F6 em qualquer altura para bloquear o javascript. Desta forma poderá chegar facilmente ao seu código relativo ao conteúdo dinâmico.

4. “LIVE CODE”

O Live Code é uma ferramenta muito útil à semelhança do Live View. O Live Code irá actualizar o seu código à medida que clicar, passar ou interagir com o conteúdo na janela do Live View. Desta forma, quando clicar num elemento no Live View, o Live Code leva-o automaticamente para o código desse elemento. Mais uma vez, poupança de tempo e trabalho.

5. SUPLEMENTOS AUTOMÁTICOS

Já se sabe que Dreamweaver vem com um sistema inteligente para completar código HTML e CSS, mas se pretender fazê-lo em Javascript, também é possível. Para tal é necessário que instale uma extensão API que lhe dá a capacidade de completar código Javascript. Assim terá também uma otimização no que toca ao código Javascript. Pode encontrar estas extensões aqui e ler mais sobre elas aqui.

6. MELHORAMENTO DE CÓDIGO

Se o seu código está desorganizado, com linhas de código confusas e dispersas, utilize a ferramenta de melhoramento de código e poderá formatar o código de acordo com as suas preferências. Para tal, primeiro defina as suas preferência na barra de ferramentas (Para a activar vá em Edit / Toolbars / Coding ), seleccione “Code Format Settings”. Depois clique em “Apply Source Formatting” e as suas preferências de formatação de código irão ser aplicadas, melhorando o seu código!

7. UTILIZE WIDGETS

No Dreamweaver é possível instalar widgets, desde assistentes para criação de páginas com carrinho de compras, templates para Drupal, carregadores de páginas, entre muitos outros. Desta forma poderá otimizar o seu trabalho utilizando widgets pré-concebidos para trabalhar as suas páginas.

8. UTILIZE SUBVERSION EM CONJUNTO COM DREAMWEAVER

Sim, é possível utilizar Subversion com Dreamweaver. Para aqueles que desconhecem, Subversion é uma aplicação Open Source de controlo de versão ou revisão. Foi criado em 2000 e na última década teve imenso sucesso em todo o mundo. Se desejar saber mais e como utilizar este sistema, visite este artigo explicativo.

9. ESTILOS REDUNDANTES – É PASSADO

Muitas pessoas utilizam o Dreamweaver como um meio de melhorar o visual dos conteúdos como se se tratasse de um processador de texto. Antes de Dreamweaver CS4 isto poderia resultar em regras CSS redundantes como .class1 .class2 e por aí a fora. Apartir da versão CS4, basta alterar o Property Inspector para HTML (para tal, clique no ícone HTML no Property Inspector) e apartir daí não terá mais problemas com redundâncias CSS.

10. VALIDAÇÃO DE FORMULÁRIOS

Quando pretende validar os seus formulários, tem receio que tenha de recomeçar do zero. Não se preocupe mais, selecciona um elemento de um formulário existente, como um campo de texto e aplique um “Spry Validation” em Insert / Spry. Depois poderá controlar os requerimentos de validação directamente no Property Inspector. Facílimo!
Ao longo desde artigo utilizámos no Dreamweaver um template gratuito presente no artigo 10 Templates HTML5 + CSS3 Gratuitos para demonstração.

E VOCÊ, CONHECE DREAMWEAVER?

Você é um iniciante ou um perito em Dreamweaver? Gostaria de partilhar dicas para os leitores da comunidade Escola Criatividade? Então comente, partilhe as suas experiências e receba também opiniões e experiências dos outros leitores! Essa é uma técnica técnica utilizada por muitos programadores que são muito bons no seu trabalho: Eles utilizam técnicas para se tornarem bons programadores!
Abraço

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes