Importante:
O Joomla não é uma aplicação executável e instalável directamente num sistema operativo: é uma aplicação web pelo que tem de ser instalada num servidor que pode ser real ou simulado (local)

Atenção: Não experimente isto num servidor Online.


Utilize uma instalação de teste em computador local:
1ª instalação - Criar site em computador pessoal - 1ª instalação - Criar site em computador pessoal


Como funciona?

1- O Joomla é um aplicativo openSource e baseia-se no trabalho colaborativo, na qual a comunidade Joomlapt.com se integra.

2- O Joomla é um gestor de conteúdos dinâmico, isto é baseia-se numa base de dados onde são guardados todos os dados (excepto ficheiros não texto). Assim os artigos são guardados todos na mesma base de dados, em tabelas. Na mesma base ficam os menus, os links, as datas, os utilizadores, etc. Depois é tudo reunido e fornecido a quem navega nas páginas através das extensões.

3- As páginas são apresentadas segundo um tema (template) que define a localização dos elementos de informação a visualizar.

4- Para criar algumas funcionalidades extra, e relacionar o site com outros sites externos, existem extensões:
-- componentes (são mini aplicações),
-- módulos (sistemas de apresentação de informações adicionais)
-- plugins ou mambots (pequenos aplicativos dentro de componentes, normalmente ligados a apresentação dos dados ou automatização de acções específicas)

5- A base de dados (em MySql) não fica no directório do Joomla, mas sim no directório de bases de dados do servidor.
O Joomla é uma aplicação que comunica com essa base de dados, lendo e escrevendo dados e suas relações. Isso é feito através de inúmeras linhas de código php dispostos em ficheiros diferentes, controlando a área de administração do site (backend) e a área pública do site (frontend)

6- Se tem já um site em HTML não pode passar os dados para o Joomla de forma automática.
O seu site vai ter de ser reconstruído, copiando e colando os textos em novos artigos Joomla.

Nota: Uma solução alternativa seria colocar o site antigo dentro de uma iframe interna criada pelo Joomla (Embrulho ou Wrapper) e fazer a ligação entre o Joomla e o site antigo, mas isso seria apenas uma ligação do ponto de vista visual, não teria qualquer funcionalidade interligada. Só se utiliza para casos pontuais ou alguma página especial. Com o tempo verá que nem irá utilizar essa funcionalidade.


Como criar um site?
1- Comece por definir (no papel) o que quer mostrar ao público

2- Organize a estrutura onde serão organizados os artigos:
o conteúdo será estruturado em secções, dentro delas terá as categorias e dentro destas os artigos
As imagens, vídeos, ficheiros PDF e outros documentos podem ser apresentados também através de uma estrutura própria criada por extensões específicas.
Nota: é possível mover para o servidor online um site criado localmente. Veja as indicações neste fórum em Instalações / Migração

3- Instale o Joomla localmente , e vá lendo os tópicos do fórum sobre as partes em que esteja a trabalhar.
Depois de efectuar as suas pesquisas no fórum poderá colocar dúvidas para problemas que não conseguiu resolver.

Nota: é conveniente ter um site local adicional só para instalação e teste de extensões (será diferente do site local onde irá preparar o seu site online) não criando problemas com instalações e desinstalações nem problemas nas tabelas da sua base de dados. No fundo será sempre o seu site de teste de extensões.

4- Utilize um tema padrão e depois crie 3 ou 4 artigos para começar a perceber o modo de funcionamento do Joomla. Inicialmente não se preocupe com o aspecto!

5- Por fim comece a instalar as funcionalidades que pretende utilizar, isto é, as extensões. É a altura de testes e de escolhas. Não tenham pressa e veja o que os outros dizem sobre as suas escolhas.
Nota: não utilize demasiadas extensões no Joomla... lembre-se que cada extensão implica actualizações individuais.

Veja uma listagem recomendada aqui:
Extensões: Recomendações - Extensões: Recomendações - Fórum Comunidade Portuguesa de Joomla

6- Verifique se todas as extensões que tem instaladas estão em utilização efectiva. Desinstalar os módulos, componentes, plugins que não vai usar, pois evitam problemas de segurança com o seu site (e evita perder tempo na sua actualização).

Nota: para criar um site a publicar online deve começar do zero com uma instalação limpa. Instale só as extensões que previamente testou no seu site de ensaios locais.


Como desenvolver e divulgar?
1- Agora sim é tempo de se preocupar com a apresentação e aspecto do site, definindo o local onde cada elemento de informação irá aparecer, e configurar o seu tema para transmitir uma imagem gráfica do produto/empresa.

2- Chegou a altura de colocar o seu site online, ainda em fase de estudo de modo a saber resolver outras dificuldades que serão colocadas por estar num servidor online, nomeadamente as protecções de segurança e configuração SEF

3- Optimizar o site para Motores de pesquisa (SEF e SEO)

4- Optimizar o seu site para segurança (verificar permissões de directórios, definir sistema para cópias de segurança)

5- A partir daqui tem o seu site a funcionar e só tem de trabalhar nos conteúdos a disponibilizar ao público

6- Invista na promoção do site em motores de pesquisa e outros directórios ou sites.


==========
Agora consulte a secção de FAQs onde encontra tutoriais para se iniciar no Joomla!


Depois pode partir para a instalação a nível local: