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3 de outubro de 2010

Normalizando trabalhos acadêmicos (4 de 4)

Elementos obrigatórios

Em um trabalho acadêmico, existem elementos da estrutura considerados obrigatórios, ou seja, se você esquecer de colocá-los perderá pontos. Eles são:
  1. Pré-Textuais (elementos que vêm antes do trabalho propriamente dito): Capa, Folha de Rosto, Resumo, Sumário (por falar em sumário, aqui fica a dica de artigo para criação de sumários automáticos. Essa é a relação de elementos essenciais, mas se você achar necessário, poderá adicionar uma página de errata (corrigindo algum erro verificado após a impressão do trabalho e sem tempo para correção), folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe (que é uma frase que você julgue impactante para seu trabalho), lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos.
  2. Textuais: seu trabalho, com introdução, desenvolvimento e considerações finais.
  3. Pós-Textuais (elementos que vêm depois da conclusão do seu trabalho): Referências. Outros elementos adicionais são: apêndice, anexo e glossário.

Numerando as páginas

Como já foi dito, o arquivo de download não possui o número de páginas. Mas a contagem é simples: a partir da folha de rosto, a segunda folha encontrada no arquivo de download, você inicia a contagem pelo número 1. Entretanto, você não deve colocar a numeração em nenhum elemento pré-textual. Deste modo, a primeira página a apresenta numeração será a folha referente a Introdução, antes dela, as folhas são contadas mas não devem ter numeração. Estes números de páginas devem constar no canto superior direito da folha.

Margens e espaçamento

Como você pode verificar no arquivo baixado, as margens do trabalho devem ter os valores de Superior: 3cm; Esquerda: 3cm; Inferior: 2cm e Direta: 2cm.
Definindo o tamanho das margens.

Esses são os valores de base para a apresentação do seu trabalho, lembrando que todo o desenvolvimento do texto deve ter os parágrafos justificados. Os espaços entre linhas devem ser de 1,5, com exceção das citações longas que são apresentadas em espaços simples e deslocamento de 4cm em relação à margem (ver artigo sobre citações).

Numeração de seções

O conteúdo do seu trabalho é dividido em seções, sendo que normalmente você começa por: 1 INTRODUÇÃO, 2 JUSTIFICATIVA e assim por diante. Mas quando o trabalho possuir mais de uma subdivisão de seção, a numeração desses itens expressa-se da seguinte maneira:
Siga o modelo e insira os itens de maneira correta.
Note a descrição sobre cada seção, de acordo com o aspecto do item, para inclusão de negrito e letras maiúsculas. Siga como base a primeira linha da tabela. No exemplo a ser baixado, você terá uma visualização melhor.
A receita de bolo está aí! Basta seguir os passos apresentados nos artigos anteriores e, com certeza, você não terá mais problemas em compreender como deve ser feita a normalização, usando as  Normas da ABNT.

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