Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

3 de outubro de 2010

Como fazer para proteger o conteúdo do seu HD

Segurança é primordial. Em qualquer computador de qualquer tipo usuário, circulam poucos ou muitos arquivos importantes, que não podem ser perdidos nem sequer acessados por outras pessoas.
Neste artigo, o Baixaki ensina você a proteger arquivos e pastas em diferentes níveis, desde senhas simples até o uso de avançados programas para criptografar dados. Escolha o nível de acordo com sua necessidade e boa leitura.
Pré-requisitosEste tutorial não exige nenhum programa específico. Vamos ensinar alguns passos simples no Windows e recomendar softwares para cada necessidade durante o artigo. O que recomendamos é acessar o computador com privilégios de administrador.

Proteção básica
Login e senha do Windows
A proteção mais básica para restringir o acesso a arquivos importantes é o login do Windows com senha. Se o seu computador não exibe a tela de login e carrega o sistema diretamente, faça o seguinte: vá em “Painel de Controle”-“Contas de Usuário”-“Adicionar ou remover contas de usuário”.
Acesse o Painel de Controle e as Contas de Usuário.
Clique no usuário desejado e, em seguida, em “Criar uma senha”. Digite a senha duas vezes e confirme o procedimento. Assim, toda vez que o Windows inicializar, ele vai pedir senha para aquele usuário, e nessa conta ficarão seus arquivos pessoais.
Crie uma senha para acessar.
Permissões específicas
O Windows define permissões para pastas e arquivos. Dessa maneira, cada tipo de usuário que acessa um computador tem acesso restrito a conteúdos específicos. Clique com o botão direito sobre um arquivo ou uma pasta e em “Propriedades”.
Na aba “Segurança” (1), em “Nome de grupo ou de usuário”, são listados os tipos de usuário que acessam um computador (2). Abaixo, observe quais ações eles podem executar. Clique em “Editar” para defini-las (3).
Observação: as permissões não podem ser definidas para discos removíveis, pendrives por exemplo.
Defina as permissões de acesso a uma pasta ou arquivo.
Escondendo pastas e arquivos
Esconder uma pasta ou arquivo não impede o acesso, mas pelo menos faz com que não chame atenção. É muito simples: clique com o botão direito sobre um arquivo ou pasta e em “Propriedades”. Na tela que se abre, lá embaixo, em “Atributos”, marque a caixa “Oculto”.
Esconda um arquivo ou pasta para que ele não chame atenção.
A fim de visualizar uma pasta ou arquivo oculto, é necessário acessar as opções e preferências de pasta e pesquisa. Nos Windows Vista e 7, clique no botão “Organizar” e em “Opções de Pasta e Pesquisa”. No XP, clique no menu “Ferramentas” e em “Opções de Pasta”.
Vá até a aba “Modo de Exibição”, use o botão de rolagem em “Configurações avançadas” até encontrar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Marque-a.
Lembre-se de que, com esta opção marcada, todos os arquivos e pastas ocultos são exibidos. Tenha cuidado, pois também são exibidas pastas importantes do Windows. Como você pode perceber, este é apenas um macete discreto que pode facilmente ser contornado por qualquer usuário.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes