Aprendendo a programar
(Aula 1)
(Aula 1)
Introdu��o
Neste curso vamos conhecer o maravilhoso mundo da programa��o. Programar consiste em dar uma seq��ncia de comandos ao computador para resolver um determinado problema. Em primeiro lugar, precisamos aprender a definir os passos que nos levam � solu��o do problema. Este � o processo mais importante da programa��o, que exige nossa habilidade de entender o problema e propor uma solu��o criativa, simples e correta. Esta seq��ncia de passos visando a solu��o de um determinado problema � chamada de algoritmo.
Algoritmo
Um algoritmo � uma seq��ncia de passos para realizar um tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas atividades, definindo a seq��ncia de a��es que devemos fazer para atingir um objetivo. Essas seq��ncias de passos geralmente s�o guardadas em nossa mem�ria. Por exemplo, quando marcamos um encontro com algu�m, a seq��ncia de procedimientos para esta situa��o seria:
- tomar banho
- vestir roupa bonita
- levar guarda-chuva se estiver chovendo
- pegar �nibus
- ...
Exemplo de um problema:
Na disciplina de matem�tica tivemos tr�s provas e as notas foram as seguintes:N1 = 5.5
N2 = 7.0
N3 = 4.5
Gostar�amos saber qual foi a m�dia das tr�s notas. Qual seria a seq��ncia de opera��es que o computador precisa para fazer este simples c�lculo?.
N2 = 7.0
N3 = 4.5
Gostar�amos saber qual foi a m�dia das tr�s notas. Qual seria a seq��ncia de opera��es que o computador precisa para fazer este simples c�lculo?.
Solu��o
Para calcular a m�dia, em primeiro lugar precisamos informar ao computador quais s�o os valores das notas. Depois, pedimos para ele somar as notas e dividir por 3. O resultado deve ser guardado em algum lugar, para depois mostrar na tela do computador. Esta seq��ncia podemos escrever em um algoritmo da seguinte forma:
Para fazer os c�lculos, o computador precisa guardar os dados em algum lugar de sua mem�ria. Para entender melhor como isso funciona, vamos imaginar que esses lugares sejam caixas vazias. Portanto N1, N2 e N3 s�o caixas onde vamos guardar o valor das notas. Por exemplo, quando fazemos N1 = 5.5 no algoritmo, estamos informando ao computador que deve guardar o valor 5.5 na caixa N1. De forma similiar quando escrevemos:
Algoritmo |
1. Atribuir os valores N1 = 5.5 N2 = 7.0 N3 = 4.5 2. Calcular a soma: S = N1 + N2 + N3 3. Calcular a m�dia: M = S/3 4. Mostrar o resultado M |
Para fazer os c�lculos, o computador precisa guardar os dados em algum lugar de sua mem�ria. Para entender melhor como isso funciona, vamos imaginar que esses lugares sejam caixas vazias. Portanto N1, N2 e N3 s�o caixas onde vamos guardar o valor das notas. Por exemplo, quando fazemos N1 = 5.5 no algoritmo, estamos informando ao computador que deve guardar o valor 5.5 na caixa N1. De forma similiar quando escrevemos:
S = N1 + N2 + N3 ,o computador deve fazer a soma dos valores que est�o nas caixa N1,N2 e N3 e o resultado deve guardado na caixa S. A caixa M vamos utilizar para guardar o valor deS dividido por 3. Finalmente quando quesirmos ver o resultado do c�lculo, pedimos ao computador mostrar o conte�do da caixa MEm qualquer momento podemos alterar o conte�do das caixas utilizando o simbolo = , nesse caso o valor anterior da caixa ser� apagado e sempre guardar� apenas o �ltimo valor. Agora imaginemos que temos poucas caixas vazias e para economizar vamos pedir ao computador que guarde o resultado da m�dia no mesmo lugar onde estava a soma, j� que a soma n�o ser� mais usada. Para isso o comando seria o seguinte:
S = S/3Neste caso, o computador vai dividir o conte�do da caixa S por 3 e o resultado vai guardar na mesma caixa S, apagando o resultado anterior. Este tipo de procedimento podemos fazer quando n�o precisamos guardar os valores anteriores.Para colocar o nome das caixas nos algoritmos podemos utilizar qualquer letra ou palavra, mas sempre � recomed�vel usar palavras ou letras associadas ao conte�do. Por exemplo, para guardar a m�dia n�s colocamos a letra M, poderiamos usar tamb�m: Media, med, MEDIA, etc.
Linguagem de programa��o
Para que possamos passar ao computador uma solu��o em forma de algoritmo de forma clara e precisa necessitamos de uma linguagem de programa��o. Neste curso vamos aprender a linguagem Pascal. Uma linguagem de programa��o � apenas uma ferramenta de comunica��o para que o computador possa fazer o que n�s pedimos. Em outras palavras, o computador � um auxiliar para resolver nossos problemas, j� que tem capacidade de processar r�pido uma grande quantidade de comandos, e a linguagem Pascal � uma das linguas que nosso auxiliar entende.
Uma das vantagens de utilizar programas para fazer c�lculos ou resolver problemas � que podemos executar quantas vezes seja necess�rio, alterando apenas alguns dados. No exemplo anterior, suponha que queremos saber a m�dia das notas de outro aluno ou de uma outra disciplina. Usando o programa n�o precisamos fazer nenhum c�lculo adicional. Apenas alteramos os valores de N1, N2 e N3 e obteremos o resultado do novo c�lculo.
Uma das vantagens de utilizar programas para fazer c�lculos ou resolver problemas � que podemos executar quantas vezes seja necess�rio, alterando apenas alguns dados. No exemplo anterior, suponha que queremos saber a m�dia das notas de outro aluno ou de uma outra disciplina. Usando o programa n�o precisamos fazer nenhum c�lculo adicional. Apenas alteramos os valores de N1, N2 e N3 e obteremos o resultado do novo c�lculo.
Linguagem Pascal
Nas pr�ximas aulas vamos explicar os comandos b�sicos da linguagem Pascal, que utilizaremos para programar e resolver problemas com a ajuda do computador. Por enquanto � importante lembrar que um algoritmo nos ajuda a organizar nossas id�ias para resolver o problema antes de passar para a linguagem do computador. Este m�todo � util especialmente para programas longos e complexos. Geralmente, depois que um algoritmo est� muito bem descrito a passagem para uma linguagem � relativamente f�cil.
Exercicios
- O computador sabe fazer as opera��es b�sica como a multiplica��o, divis�o, soma e substra��o. Fa�a um algoritmo para o computador calcular o quadrado de um n�mero.
- Como seria o algoritmo para o computador determinar o valor m�ximo entre dois n�mero A e B ?.
- Pensa um pouco sobre o problema da m�dia. Imagina agora que temos a nota final de todos os alunos da classe (20 alunos). Como faria o computador para calcular a m�dia da classe?
Algumas considera��es
- Este curso foi preparado com o objetivo de ensinar como resolver problemas usando os comandos b�sicos da linguagem Pascal. Com a base dada neste curso voc� estar� em condi��es de explorar todos os comandos da linguagem Pascal e aprender outras linguagens de programa��o.
- Para acompanhar o curso e testar seus programas, voces v�o precisar de um compilador. O compilador � um programa que verifica se seu programa esta escrito corretamente e o prepara para executar. Aqui voc� encontra os detalhes de como instalar e usar um compilador de Pascal.
- A programa��o s� se aprende praticando, por isso � imprescind�vel fazer os exerc�cios para poder acompanhar o curso.
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