Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

30 de junho de 2012

Urls amigáveis no Joomla - Tutorial passo a passo


Neste artigo iremos aprender a deixar nosso website joomla mais seguro, mais usável e de quebra, de bem com o google. Como? Usando urls amigáveis. Por quê usar Urls amigáveis? Vou lhe dar apenas 03 (três) motivos:

1) aumenta a segurança de seu projeto tendo em vista que muitos ataques ocorrem através do "Sniffing de url". Funciona assim: O robô do mal busca por componentes vulneráveis em fragmentos de sua URL. Por exemplo ,na url: index.php?option=com_content&task=view&id=60&Itemid=73, podemos perceber que o componente é o com_content.  Imagine se fosse o com_properties uma das últimas vítimas dos "crackers"? Game Over, você foi entubado(a);
2) aumenta a usabilidade de seu projeto com endereços humanamente legíveis. Exemplo:http://www.joomlabrasilia.org/blog-do-cout/potocas.html é melhor do que index.php?option=com_content&task=view&id=60&Itemid=73; e

3) melhora a indexação de seu website pelos "robots" de busca, particularmente o "freshbot". Conhece? Não? Fala sério, é o robô do google, um grande amigo do Joomla Brasília.

O processo para deixar seu website com urls amigáveis é simples e não vou usar nenhuma extensão de terceiros. Vou simplesmente renomear o arquivohtaccess.txt que encontra-se na raiz de qualquer versão do Joomla, para .htaccess. Entretanto é bom você saber de alguns detalhes importantes:

a) o (.) antes do nome do arquivo significa que o mesmo é um arquivo oculto do sistema operacional GNU/LINUX. Logo, se você tentar rodar o seu website Joomla com urls amigáveis em provedor Windows, não vai funcionar. Quem sabe não é isto que está acontecendo com seu website? Têm muito provedor por aí dizendo que usa GNU/LINUX mas na verdade não usa.

b) nem todos os provedores permitem que o cliente envie um arquivo .htaccess via FTP. Logo, entre em contato com o provedor para saber se eles aceitam. Recentemente a LOCAWEB fez uma atualização de servidor e o website do curso EAD  de Joomla parou de funcionar com urls amigáveis. O pior foi ouvir do suporte técnico deles que a culpa era do meu .htaccess que estava lá quietinho desde 2008. Agora já está tudo ok mas fica uma dica para o suporte: " penso que quando atualizaram o apache, a restrição a arquivos .htaccess ficou habilitada". Tutorial passo a passo -> Acompanhe o passo a passo para deixar seu projeto com urls amigáveis usando o case do projeto publicado pela turma do curso presencial de Joomla do dia 04 de junho. (*) perceba que ao clicarmos no item de menu alvo, o mesmo é aberto com url dinâmica.
sem url amigável

1)Transfira seu website para o provedor via FTP e renomeie o arquivo htaccess.txt para .htaccess

transferindo o website
3)Remotamente acesse o backend de seu website e clique em configurações globais na aba -> site -> Configurações de SEO escolha e depois salve:
configuração

Urls amigáveis (sim)

Usar mod_rewrite do apache (sim)

Adicionar sufixo às urls (sim)

O resultado pode ser visualizado acessando novamente o projeto e clicando no ítem de menu Alvo.
url amigável (*) Fique atento(a) pois se tiver feito algum link direto de módulos ou qualquer coisa do tipo, o mesmo pode ficar quebrado. Caso deseje saber mais sobre o tal do mod_rewrite do apache, clique aqui. Caso deseje visitar o projeto da turma de Joomla presencial do dia 04 de junho, clique aqui. Sucesso!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes