Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

1 de novembro de 2011

Corel Draw lento...O que é isso....?




Pessoal, acredito que essa dica pode ajudar muita gente.
Serve para corel draw, 11,12 e 13. e em alguns casos até em X4

O pessoal está reclamando de determinados arquivos pequenos ou grandes que demoravam muito tempo para abrir, ex.: arquivo com 700KB, tempo de 5 minutos pra entrar.

Descobri o seguinte:
1- Abri o tal arquivo demorado, fui em FERRAMENTAS/ESTILO DE COR, abri a pasta que aparece nesta janela de encaixe com duplo-click, encontrei lá dentro mais ou menos 2000 cores, sendo que este arquivo só utilizava 8 cores.

2- Apaguei todas essas cores, salvei o arquivo. Abri novamente e não demorou mais do que 5 segundos para carregar. Em alguns arquivos eu encontrei apenas o ícone da cor, ou um símbolo doido lá, apaguei apenas eles e também carregou mais rápido. Acabei descobrindo que o corel draw adiciona essas cores automaticamente e não sei porque ele não as retira, coisa de Corel mesmo, não dá pra entender.

É um histórico de estilos de cor, algo parecido, coisa de programador que não usa o que programa. Meu conselho é: ao começar um novo arquivo, fique de olho nessa janela. Eu costumo trabalhar já com as definições abertas (Estilo de Cor, Gráfico e Texto “Ctrl+F5” e Gerenciamento de exibição “Ctrl+F2”) e já vou limpando antes de fechar a arte.
Veja exemplo de minha barra personalizada Aqui.
Quebra uma árvore.
Obs.: Nunca importe um arquivo (bugado) ou uma parte dele para arquivo novo, ele vai trazer junto esses problemas.Como no exemplo do arquivo de 700K, ao fazer a limpeza o mesmo ficou em torno 40K.O pessoal importava muita coisa de outros arquivos para começar um novo e assim foi se acumulando, até chegar a um ponto que levar de 10,20 a 30 minutos para abrir um arquivo.


Outra Dica Boa. (RESTAURAR PADRÃO DE FÁBRICA - Defout - )

É restaurar o padrão de fábrica, pressione F8 e clique no ícone do Corel pra abrir, fique segurando até que ele pergunte se você quer restaurar o padrão, clique em sim e veja a diferença. Depois configure o seu modo e salve seu padrão novamente.
Enquanto abre seu arquivo, leia com atenção:
Percebi nos últimos meses um número muito grande de pessoas reclamando que o CorelDRAW está lento, demorando em abrir os arquivos, mesmo um em branco, pois bem, abaixo esta à descrição do problema e as possíveis soluções.

Primeiro:
Precisamos entender, por que ele fica lento. Ocorre que existem duas formas de você gravar pré-definições de cores e formatações de texto e gráficos. A primeira é a criação de scripts e macros, parecido com a forma que se faz no Word, por exemplo, desta forma você cria um arquivo externo com as definições e chama quando precisar.
Segundo: Veja em seu corel no menu ferramentas as opções de visualização de estilos de gráficos e textos além do estilos de cor. Fazendo desta forma, você adiciona um estilo, por ex, de tamanho e cor de uma determinada fonte, dentro do próprio arquivo que está em uso. Logo se você está utilizando um arquivo qualquer e importar outro arquivo onde foram criados mais estilos, eles se adicionam no arquivo que você está trabalhando.

Algumas pessoas que trabalham com corel, utilizam este recurso de estilos e criam centenas deles, milhares às vezes e um arquivo de tamanho real de 300kb pode ficar com 1.3 Mb ou até mais; e isso pode ser pouco, mas se você considerar que o tempo de leitura e processamento do arquivo vai aumentar em mais de 3 vezes, torna-se um absurdo.

Visto que os estilos são carregados TODOS na memória, isto é, além do tempo de leitura e gravação dos vetores e bitmaps do arquivo, ainda temos o tempo de verificação dos estilos, gravação na memória, geração das listas com eles e assim uma série de procedimentos que demandam tempo e deixa o usuário quase dormir ao abrir um arquivo no nosso bom, problemático e velho CorelDRAW.

Se você já está de cabelo em pé com tudo isso, ainda existem aqueles, e eu me incluo, que modificam alguns atalhos do corel para facilitar algumas tarefas, quando você termina as pré-definições clica em Ferramentas, salvar definições como padrão.

Se naquele momento estiver com um arquivo carregado de estilos abertos, esses estilos tornam-se padrão (Default) para TODOS os arquivos que você criar, mesmo novos, mesmo que você não importe absolutamente nada e não coloque nenhum objeto dentro do arquivo, isso torna as criações de arquivos novas, lenta e demorada.

Não existe solução aparente a não ser ir até as cortinas de estilos de gráficos e texto e estilos de cores, apagar um por um dos estilos, pois o corel não deixa selecionar todos e apagá-los de uma vez só.

No caso da janela de estilos de gráficos e texto, você poderia ir num micro sem os estilos, salvar pelo menuzinho da janela (template, save as...) de gráficos e texto padrão (são no Máximo 10 estilos diferentes) num arquivo chamado CorelDraw.CDT e sempre que encontrasse um arquivo cheio de estilos ir ao mesmo menu e clicar em (tampa-te loa) abrir, e sobrescrever os estilos antigos pelos atuais. Nas versões anteriores isso dava certo por que não era tão lenta a abertura dos estilos, no caso do corel X3 somente a abertura da cortina de estilos demora uma década.

A solução que eu acredito ser a mais rápida, parte da desinfecção do corel pelos estilos e a exportação dos arquivos em CMX (Corel Presenteio Exangue) que é uma extensão nativa de um programa que vinha, se não me engano, com o Corel draw 7 ou 8, chamado CorelDRAW presenteio, que fazia o mesmo trabalho do Power Point.

Então vamos lá, mãos a obra: Vejamos se seu corel está “infectado” com estilos.

Abra um arquivo novo e verifique na barra de ferramentas Padrão (Standart) a definição do ZOOM, que deve estar como 100% quando o arquivo é criado. Clique na seta do lado com um triângulo apontando para baixo e verifique quantos estilos tem ali. Se tiverem não mais do que 10 ou 15 seu corel está bom, agora, se houver mais do que isso, uma lista enorme, você está realmente precisando das dicas abaixo.

1- Desinstale seu Corel Draw pelo menu de adicionar e remover programas do Windows Remova algumas pastas que estão citadas abaixo, se a instalação não removê-las:
• \arquivos de programas\arquivos comuns\corel
• \meus documentos\corel usuário files (veja se não existem arquivos que você precise nesta pasta) • Arquivos de programas\corel

A) Reinstale o pacote do Corel Draw como faz normalmente
B) Verifique a criação de arquivos novos, se está na “velocidade” normal ou continua lento (deve ter resolvido)
2 – Exportanto Arquivos
De qualquer forma, você terá que abrir os arquivos minados de estilos uma vez, para poder converter o arquivo, porém lembre-se, quando abrir, não utilize a opção Salvar configurações como padrão para não infectar seu Corel novamente.

Abra um arquivo infectado (recomendo comprar petiscos e fazer um cafezinho nesta hora) Exporte o arquivo na extensão CMX.

A) Feche o arquivo (abandone os biscoitos)
B) Abra um arquivo novo e importe o arquivo CMX que você exportou, salve o arquivo normalmente e pronto.

A extensão CMX faz aquilo que a CDR deveria fazer, limitar-se a exportar apenas o conteúdo do arquivo SEM os malditos estilos que tanto atrasam nossa vida.
Agora salvando o arquivo CDR você vai ver que ele abrirá mais rápido que uma mordida no biscoito e um gole de café.

ATENÇÃO: Fiz um teste simples com um arquivo com lente, bitmap dentro de Powerclip e Powerclip normal e a extensão CMX não alterou as características do arquivo, porém como se trata de uma exportação e de um outro formado de arquivo, é bom ter um Print ou uma versão em JPG (Rgb) do arquivo a ser exportado como CMX, para conferência, em se tratando de Corel todo mundo sabe que tudo pode acontecer. Por tanto todo cuidado e pouco.

O ideal é as agencias ou criadores de arquivos se habituarem a tais práticas, para que no desencadear do envio dos arquivos para as gráficas, bureaus e prestadores de serviços, os estilos não caminhem juntos, porém é importante que os arquivos (elementos gráficos) utilizados nas confecções das artes por parte dos recebedores (steps de cor, registros, cruzetas, logomarcas, fichas de aprovação, etc.) estejam também desinfectados e analisados com afinco.

Acredito que, pela nossa escolha ao tão problemático e conquistador CorelDRAW, precisaremos nos unir e resolver juntos um problema que atrasa nosso trabalho e que nem mesmo a própria COREL sabe como resolver.

Esperamos que na próxima versão, claro de depois dos bugs já resolvidos, eles também resolvam este de uma vez. Coisa que pelo visto só será resolvido no X5, (assim esperamos.)
Espero ter ajudado mais um pouco nessa questão.
Caso tenha algo a acrescentar a esta matéria fique a vontade para comentar, ou nos enviar um e-mail com sua explanação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes