Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

25 de outubro de 2010

Testar a eficácia do seu firewall

1. O que é um firewall (ou corta-fogo) ?

Um firewall é um software que controla as trocas entre uma rede (local ou Internet) e o seu computador. O firewall examina os dados recebidos e aa saída dos dados do computador. 

1.a Dados recebidos

O controle dos dados recebidos é utilizado, principalmente, para a conexão à rede Internet : na realidade, quando estamos conectados, vários outros computadores veem interrogar o seu, para ver se ele "responde". O firewall protege o seu computador vigiando as "portas de acesso", chamadas portas. Na maior parte dos casos, o firewall bloqueia, automaticamente, essas portas para evitar que um intruso penetre no seu computador. 

1.b Saída de dados

O controle da saída de dados não pode ser feito automaticamente: o usuário deve pedir ao firewall para fechar ou abrir as portas de acesso. A saída de dados são, na realidade, programas que pedem uma conexão com a Internet, seja para ver se existem atualizações, seja para transmitir estatísticas, seja para funcionar (Como um navegador Internet como o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox vai te deixar naveguar na Web, se você recusar seu acesso à Internet), etc . 

Certos programas podem ser equipados de spywares !! E , assim, transmitir suas informaçéoes pessoais aos sites web. Por exemplo, o leitor Windows Media 9 transmitia informações à Microsoft pelos DVD que os usuários viam. Um vírus ou um cavalo de tróia, dispondo do seu próprio executável, é facilmente identificável pelo usuário. É imperativo, portanto, não esquecer a saída de dados! 

2. Comot utilizar um firewall ?

2.a Os alertas

Quando uma troca se prepara, o firewall informa o usuário sobre o tipo de dados (saindo/entrando), do endereço IP e da porta em questão (sob a forma IP.IP.IP.IP:PORT), o nome do domínio (o "site") que envia o pedido (se estiver disponível) e, no caso, do controle de programa, o firewall pergunta para o usuário se é preciso bloquear ou abrir as portas. Para os dados recebidos, pode-se desativar os alertas já que o firewall não espera a resposta do usuário e bloqueia as portas, automaticamente. 

2.b Como saber se é preciso abrir ou bloquear as portas ? (Controle dos programas)

Pra começar, é preciso, imperativamente, saber identificar o programa que está tentando se conectar com a Internet ; caso contrário, é melhor bloquear o acesso, temporariamente, e buscar, através de um motor de busca, o executável. 
Se o programa só funciona graças à Internet (navegador, antivírus, módulo de conexão, software de mensagens instantâneas, etc), você pode abrir as portas (pode-se atribuir uma seleção padrão para evitar o clique freqüente em "bloquear" ou "autorizar"). Se o programa não tem nenhuma razão para se conectar com a Internet (exceto para te alertar sobre uma nova versão de atualização (Tratamento de textos, software de gravação e outros softwares que funcionam sem a Internet), é aconselhável bloquear as portas. Se você não conhece o software, bloqueie as portas e informe-se no fórum. 

2.c Como utilizar o firewall com várias conexões de rede ?

Quando você utiliza uma rede local, o firewall também filtra esta rede. Para evitar isso, basta registrar os endereços IP dos computadores da rede local ou o nome da placa de rede como « Zona segura », ou autorizar qualquer conexão para este endereço IP. Você também pode colocar os IP ou as placas redenuma « Zona perigosa" e definir, a seguir, um nível de proteção elevado para a rede Internet, médio ou desativado para a Zona segura (o nível Médio é o mais aconselhado, desative o firewall apenas se você encontrar um problema com o nível de proteção médio) e "Bloquear tudo" para a Zona perigosa. 

O seu firewall está pronto para ser utilizado ! 

2.d É difícil utilizar um firewall ?

Não posso prometer que tudo será feito num piscar de olhos. Pra começar, escolha um firewall fácil e simples, em vez de um firewall em que precise definir as regras de filtragem. Um firewall como oZoneAlarm te alertará quando uma intrusão for detectada pela primeira vez ; você deverá apenas pedir para ele não exibir mais estes alertas e, ele te deixará em paz. Em compensação, os alertas para as saídas das conexões (para autorizar os programas à se conectarem à Internet) continuarão a aparecer. Mas, felizmente, o software pode salvar as configurações escolhidas. 

Em resumo, após a instalação de um firewall, bastam alguns dias de utilização do computador para definir que programas "autorizar" ou "bloquear" o acesso à Internet. Depois disso, ele fica discreto. 

3. Testar a eficácia do seu firewall

Se hoje é indispensável navegar na net com um firewall, verificar se ele está bem configurado para uma proteção máxima, também é ! 
Existem testes que permitem o controle de sua eficácia e, reconfiguração, se for o caso: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes