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30 de setembro de 2010

criando um Logotipo

Um logo profissional é um elemento visual que pode fazer com que uma marca seja largamente conhecida e admirada. Já um logo não-profissional pode levar uma marca ao total desastre, por isso saber como criar um logo profissional é essencial para qualquer designer.

No entanto, criar um logo é um processo complexo e que muitas vezes exige uma longa e extensa pesquisa, e para dificultar ainda mais há sempre o prazo curto que o profissional tem e a necessidade de aceitação do projeto pelo cliente (que nem sempre quer o melhor logo). Nesse artigo, baseado em um do Web Designer Depot, vou falar das técnicas de um workflow bem planejado, as bases para se criar um bom logotipo, mas como já é de praxe, o resto é com você.

1. Lápis e papel, o começo da criação

Muitos designers iniciantes começam a criar um logotipo diretamente no computador, sem nem mesmo pensar direito sobre o que querem realmente criar e qual conceito querem seguir. No entanto, começar a criar um logo direto no computador, já aplicando cores, filtros e outros efeitos especiais, não é uma boa idéia.
A melhor forma de se criar um logo profissional é começando com o lápis e papel. Pense bem naquilo que a marca que você esta representando, analise aquilo que ela faz e o que ela quer transmitir a seus clientes (perguntas essenciais no briefing), e faça esboços rápidos, não se preocupe com as regras, a princípio, apenas desenhe livremente, deixe o lápis correr suave, use toda sua criatividade nessa etapa, rabisque, apague, risque, aqui o que é importante é você criar algo cujo conceito seja compatível com o briefing.

Quando estiver desenhando, não se preocupe com os detalhes. Acima alguns rascunhos que  fiz na criação do meu novo logo.
Uma coisa interessante de se fazer nesta etapa é escrever umas dez palavras chave sobre o conceito seguido, as primeiras palavras que vierem a sua cabeça, depois de escrevê-las, leiam-nas e pensem em uma imagem que as represente.
Depois de fazer sues esboços, veja quais as melhores, aquelas que você achar feias ou que não são compatíveis, risque. No final, fique apenas com a melhor, a que vai ser o logotipo. Depois de definir seu melhor esboço, transfira seu desenho para o computador.
Uma coisa interessante é passar a limpo seu rascunho (nada de usar aquele desenho que você rabiscou todo) e mostrar para o cliente, caso ele não goste abandone o trabalho e recomece o processo, mas sempre peça que o cliente faça uma opinião crítica sobre o projeto que ele não gostou.

2. Trabalhando no computador: vetores

Na criação de um logotipo, existe uma regra que você deve SEMPRE seguir, não importa se esta criando um logo para o Google ou para a padaria da esquina: logotipos devem ser criados em programas de edição vetorial, ou seja, devem ser vetores.

Vamos a uma rápida explicação da diferença entre uma imagem bitmap e uma imagem vetorial:
- imagem bitmap: é uma imagem gerada por um número X de pixels, minúsculos pontos que quando são unidos formam uma imagem. É o formato das fotos, por exemplo.
- imagem vetorial: é uma imagem formada por vetores matemáticos, curvas de bézier e gradientes. Isso possibilita que a imagem NUNCA perda qualidade, por mais ampliada que seja.
Aprender a usar um programa vetorial é algo essencial para qualquer designer, não esqueça que o logotipo é um elemento de presença obrigatória para uma identidade visual e é o mínimo que o mercado vai exigir de você. Há diversos programas de edição vetorial no mercado hoje, dentre eles os mais conhecidos são o Adobe Illustrator, Corel Draw e o Inkscape (os dois primeiros pagos e o segundo gratuito). Tutoriais também não faltam na internet, basta procurar um pouco (nunca esqueça que o Google é nosso amigo! =).
O processo de vetorização do seu desenho é algo que vai depender totalmente do programa que você esta utilizando, alguns designers preferem redesenhar o logo no PC do zero (processo que fica bem mais fácil com uma mesa digitalizadora), outros passam o desenho a limpo, digitalizam ele e depois o vetorizam e ajustam pequenos detalhes. O processo que você vai utilizar depende totalmente de você.

3. Cores

Ah as cores, maravilhas que a luz nos propicia e que podem destruir totalmente um ótimo trabalho se mal utilizadas. Cor é um assunto para muitos artigos, falar em poucas linhas sobre um assunto tão complexo como esse é simplesmente impossível. Uma coisa importante é usar cores compatíveis, felizmente a Adobe tem um serviço chamado Kuler, que fornece para acesso gratuito centenas de paletas de cores, um ótimo serviço:


O Kuler apresenta uma interface simples e usual, mas muito bonita e completa. Todas as cores tem seus respectivos valores nas escalas de cores mais usadas atualmente.

4. Versão em preto e branco

Esse é um processo muito importante, um logo profissional deve ficar totalmente legível em preto e branco. Nunca faça das cores um elemento fundamental para o seu projeto, fax e fotocopiadoras não reproduzem cores, e seu logotipo pode muito bem ser reproduzido por algum destes meios. Crie uma versão em preto e branco sempre, mesmo que você ache que não vai usar nunca, faça agora e evite dores de cabeça no futuro.

Olhe como o logo do blog fica totalmente legível e reconhecível em preto e branco, as cores são apenas um complemento ao projeto.

5. Aplicação

Quando for criar um logo, é importante que você saiba quais os meios que irão recebê-lo, TV, folders, sites, pesquise isso bem a fundo. Isso é importante porque quando você for fazer a finalização do logo (aplicação de efeitos especiais, como filtros) haverá uma grande diferença entre as versões para cada meio. Em um logo para web você pode aplicar filtros sem medo e saberá que as pessoas vão ver os efeitos destes logos, já em um logo para âmbito impresso, o logo não deve ter muitos efeitos.

6. Tipografia

Já falei sobre isso no meu ultimo artigo sobre logotipos, mas repito, a tipografia é um elemento muito importante, de certa forma ela vai ser o elemento mais perceptível, invista na fonte, faça uma pesquisa complexa sobre as fontes disponíveis, compre uma, crie uma, modifique uma, isso VAI fazer a diferença.

7. Conciliando tudo isso

Agora que você já leu todas estas etapas, deve estar pensado, como conciliar tudo isso com um prazo apertado? Bem, não há uma formula mágica, mas com o tempo você vai perceber que as coisas fluem naturalmente, cada vez ficará mais fácil para você seguir um conceito e ser criativo. Uma coisa que você nunca pode deixar acontecer é deixar seu trabalho monótono, sempre a mesma coisa. Inove. Estude. Inspire-se. Seja em verdadeiro designer!

Post Retirado do site Miracriativa

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