Elementos obrigatórios
Em um trabalho acadêmico, existem elementos da estrutura considerados obrigatórios, ou seja, se você esquecer de colocá-los perderá pontos. Eles são:
- Pré-Textuais (elementos que vêm antes do trabalho propriamente dito): Capa, Folha de Rosto, Resumo, Sumário (por falar em sumário, aqui fica a dica de artigo para criação de sumários automáticos. Essa é a relação de elementos essenciais, mas se você achar necessário, poderá adicionar uma página de errata (corrigindo algum erro verificado após a impressão do trabalho e sem tempo para correção), folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe (que é uma frase que você julgue impactante para seu trabalho), lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos.
- Textuais: seu trabalho, com introdução, desenvolvimento e considerações finais.
- Pós-Textuais (elementos que vêm depois da conclusão do seu trabalho): Referências. Outros elementos adicionais são: apêndice, anexo e glossário.
Numerando as páginas
Como já foi dito, o arquivo de download não possui o número de páginas. Mas a contagem é simples: a partir da folha de rosto, a segunda folha encontrada no arquivo de download, você inicia a contagem pelo número 1. Entretanto, você não deve colocar a numeração em nenhum elemento pré-textual. Deste modo, a primeira página a apresenta numeração será a folha referente a Introdução, antes dela, as folhas são contadas mas não devem ter numeração. Estes números de páginas devem constar no canto superior direito da folha.
Margens e espaçamento
Como você pode verificar no arquivo baixado, as margens do trabalho devem ter os valores de Superior: 3cm; Esquerda: 3cm; Inferior: 2cm e Direta: 2cm.
Numeração de seções
O conteúdo do seu trabalho é dividido em seções, sendo que normalmente você começa por: 1 INTRODUÇÃO, 2 JUSTIFICATIVA e assim por diante. Mas quando o trabalho possuir mais de uma subdivisão de seção, a numeração desses itens expressa-se da seguinte maneira:
A receita de bolo está aí! Basta seguir os passos apresentados nos artigos anteriores e, com certeza, você não terá mais problemas em compreender como deve ser feita a normalização, usando as Normas da ABNT.
0 comentários:
Postar um comentário