Segurança é primordial. Em qualquer computador de qualquer tipo usuário, circulam poucos ou muitos arquivos importantes, que não podem ser perdidos nem sequer acessados por outras pessoas.
Neste artigo, o Baixaki ensina você a proteger arquivos e pastas em diferentes níveis, desde senhas simples até o uso de avançados programas para criptografar dados. Escolha o nível de acordo com sua necessidade e boa leitura.
Pré-requisitosEste tutorial não exige nenhum programa específico. Vamos ensinar alguns passos simples no Windows e recomendar softwares para cada necessidade durante o artigo. O que recomendamos é acessar o computador com privilégios de administrador.
Proteção básica
Login e senha do WindowsA proteção mais básica para restringir o acesso a arquivos importantes é o login do Windows com senha. Se o seu computador não exibe a tela de login e carrega o sistema diretamente, faça o seguinte: vá em “Painel de Controle”-“Contas de Usuário”-“Adicionar ou remover contas de usuário”.
Permissões específicas
O Windows define permissões para pastas e arquivos. Dessa maneira, cada tipo de usuário que acessa um computador tem acesso restrito a conteúdos específicos. Clique com o botão direito sobre um arquivo ou uma pasta e em “Propriedades”.Na aba “Segurança” (1), em “Nome de grupo ou de usuário”, são listados os tipos de usuário que acessam um computador (2). Abaixo, observe quais ações eles podem executar. Clique em “Editar” para defini-las (3).
Observação: as permissões não podem ser definidas para discos removíveis, pendrives por exemplo.
Escondendo pastas e arquivos
Esconder uma pasta ou arquivo não impede o acesso, mas pelo menos faz com que não chame atenção. É muito simples: clique com o botão direito sobre um arquivo ou pasta e em “Propriedades”. Na tela que se abre, lá embaixo, em “Atributos”, marque a caixa “Oculto”.Vá até a aba “Modo de Exibição”, use o botão de rolagem em “Configurações avançadas” até encontrar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Marque-a.
0 comentários:
Postar um comentário