EXERCÍCIO 1 - INTERPOLAÇÃO – OBJETO 1 – Desenhe uma bola > clique na ferramenta seta > clique duas vezes na bola para selecionar contorno e preenchimento. 2 – Com a bola toda selecionada, tecle F8 ou com o botão direito do mouse escolha converter em símbolo > na caixa de diálogo escolha > nome: bola > gráfico 3 – Selecione a linha do tempo 50 > insira um quadro-chave (tecle F6) ou menu inserir > quadro-chave 4 – Mova a bola/símbolo para outro lugar > selecione na linha do tempo quadro 1 5 – Com o botão direito do mouse > escolha CRIAR INTERPOLAÇÃO DE MOVIMENTO 6 – Teste sua animação > através do controlador ou Crtl+enter EXERCÍCIO 2 - INTERPOLAÇÃO COM POLÍGONOS 1 – Desenhe um quadrado > selecione contorno e delete 2 – Selecione a linha de tempo 15 > insira um quadro-chave (F6) 3 – Clique na ferramenta ímã > tem que ficar ativada 4 – Desenhe um triângulo com a ferramenta linha sobre o quadrado e pinte de outra cor com a ferramenta tinteiro > delete o contorno do triangulo > Agora delete as partes restantes do quadrado 5 – Selecione a linha de tempo 30 > F6 (quadro chave) 6 – Desative a ferramenta ímã 7 – Desenhe uma bola sobre o triângulo > delete o contorno > pinte de uma cor diferente das demais > e delete as partes que sobram do triangulo 8 – Agora, usando a tecla shift selecione a linha de tempo > do quadro 1 ao 29 9 – Usando o inspetor de propriedades, abaixo da linha de tempo selecione interpolação de forma > e mesclar > distributivo 11 – Teste sua animação pelo controlador ou Crtl+enter EXERCÍCIO 3 - INTERPOLAÇÃO COM TEXTO 1 – Com a ferramenta TEXTO > fonte Arial black > tamanho 32 > cor roxa > digite seu nome > centralize no palco 2 – Selecione o texto com a ferramenta seta > e converta em símbolo (F8 ou botão direito do mouse) > nome: texto > gráfico 3 – Selecione a linha de tempo 50 > insira um quadro-chave (F6 ) 4 - Selecione agora a linha de tempo 1 > selecione o texto > menu modificar > dimensionar e girar: REDIMENSIONAR 20% - ROTAÇÃO: 0 5 – Selecione a linha de tempo 1 > com o botão direito do mouse > criar interpolação de movimento. 6 – Teste sua animação pelo controlador ou Crtl+enter EXERCÍCIO 4 - INTERPOLAÇÃO COM TEXTO 2 2 – Selecione o texto com a ferramenta seta > e converta em símbolo (F8 ou botão direito do mouse) > nome: texto > gráfico 3 – Selecione a linha de tempo 50 > insira um quadro-chave (F6 ) 4 - Selecione agora a linha de tempo 1 > selecione o texto > inspetor de propriedades > Cor > brilho > 80% 5 – Selecione a linha de tempo 1 > com o botão direito do mouse > criar interpolação de movimento. 6 – Teste sua animação pelo controlador ou Crtl+enter EXERCÍCIO 5 - ANIMANDO FORMAS E CORES Arquivos necessários neste exercício> clique > macaco.wmf - mulher.wmf 1 – Abra um novo arquivo 2 - Menu inserir > novo símbolo > escolha: clipe de filme > nome: metamorfose 3 – Importar o arquivo (Crtl+R) > macaco.wmf > abrir > centralizar no palco (crtl+K) 4 – Selecione o quadro 1 > criar interpolação de movimento 5 – Selecione o quadro 25 > no quadro 26 > inserir quadro estático (F5) 6 – No painel de propriedades > escolha: interpolação forma > > atenuação: 0 > mesclagem: angular 7 – Selecione o quadro 26 > inserir > quadro em branco > neste quadro > importar (CrtlR) > arquivo > mulher.wmf > abrir > centralizar a figura no palco (Crtl+K) 8 – Para criar a animação, precisamos desmembrar as figuras. Então no quadro 26 > selecione a figura > menu modificar > desmembrar (Crtl+B) 9 – No quadro 1 > selecione a figura > menu modificar > desmembrar (Crtl+B) 10 – Volte para a cena 1 > insira um quadro (F5) no quadro 50 11 – Abrir a biblioteca > insira uma instância deste símbolo no palco > Crl+L ou F11 > clique no símbolo > arraste para o palco 12 – Teste sua animação EXERCÍCIO 6 - MÁSCARAS - RETÂNGULO E FUNDO 1 – Abra um arquivo novo com 500 X 450, fundo branco. 2 – Desenhe um retângulo sem contorno e aplique um preenchimento gradiente linear que vá do azul para cor mostarda 3 – Insira um quadro (F5) na linha do tempo 40 4 - Selecione tudo e agrupe (menu > modificar > agrupar ou Crtl+G) 5 – Centralizar no palco (Crtl+K) e nomear a camada como PADRON 1 6 – Selecione o agrupamento e copie (Crtl+C) 7 – Insira uma nova camada acima e renomeie como PADRON 2 8 – Oculte a camada PADRON 1 (clique no olho) e selecione a linha 1 de tempo na camada PADRON 2 e cole a figura copiada (Crtl+V) 9 – Mantenha a figura selecionada > centralize no palco (Crtl+K) e vá ao menu modificar > transformar > inverter horizontalmente 10 – Oculte a camada PADRON 2 e insira nova camada acima e dê o nome de TEXTO 11 – NESTA CAMADA USE AS RÉGUAS/GUIAS para direcionar o texto na área do retângulo (menu exibir, réguas e use as guias) > digite SEU NOME > arial black > 18 e arraste para o lado esquerdo do palco > Dê F8 e crie um símbolo gráfico de nome texto 12 – Insira um quadro-chave na linha tempo 40 13 - arraste o texto para o lado direito do palco > selecione a linha de tempo 1 > criar interpolação de movimento 14 – Mantendo selecionada a linha de tempo 1 desta camada > clique na camada TEXTO > botão direito do mouse > escolha MÁSCARA. 15 – Exiba todas as camadas e teste sua animação (Crtl+enter) VARIAÇÃO DO EXERCÍCIO - FUNDO COM DESENHOS: 1 – Abra um arquivo novo com 320 X 240 > fundo preto. 2 – Com a ferramenta pincel > faça vários desenhos com cores e tamanhos diferentes na área de trabalho mais ou menos como está abaixo: 3 – Selecione a linha do tempo 40 e insira um quadro > F5 4 – Nomeie esta camada como DESENHOS > e insira uma nova camada acima, nome: TEXTO 5 – Ocultar a camada DESENHOS 6 – Volte para a camada TEXTO e digite seu nome > Arial Black > 32 7 – Selecione o texto > F8 para converter em símbolo > gráfico > nome: texto 8 - Mova o texto para a parte superior à esquerda no palco>insira um quadro-chave (F6) na linha de tempo 10 9 - Mova o texto para a parte superior à direita 9 – Insira outro quadro-chave(F6) na linha do tempo 20 e mova o texto para a parte inferior do palco à esq. 10 –Insira um quadro-chave na linha do tempo 30 e mova o texto para parte inferior à direta do palco 11 –Insira outro quadro-chave na linha do tempo 40 e mova o texto para a parte superior à esquerda 12 –Agora selecione a linha do tempo 1 até 40 > criar interpolação de movimento (direito do mouse) 13 –Clique novamente no olho no painel camadas > camada DESENHOS > exiba a camada 14 –Clique na camada TEXTO > direito do mouse > escolha MÁSCARA. Teste a animação (Crtl+enter) EXERCÍCIO 7 - INTERPOLAÇÃO: FORMAS/TEXTO 1 - Digite a palavra: WEB 2 - Selecione o item criado > menu modificar > desmembrar 2 vezes. Pinte com um gradiente à sua escolha. 3 - Clique no quadro 15 e vá em inserir quadros-Chave (ou tecle F6) 4 - Apague o item e faça outro no lugar 5 - Vá novamente em > menu modificar > desmembrar 2 vezes 6 - Clique sobre o quadro 1 e lá na janela propriedades, abaixo do palco > selecione forma em Interpolação 7 - Teste sua animação! EXERCÍCIO 8 - ANIMAÇÃO - BOLA GIRANDO 3. Agora iremos clicar na ferramenta Balde de tinta e pinte cada parte de uma cor.
4. Até agora só preparamos o objeto para começarmos a fazer a nossa animação. Feito isso, com a ferramenta seta preta selecionada selecione todo o círculo. Como na imagem abaixo:
7. Agora na linha do tempo, escolha um número qualquer, neste caso escolhi o quadro 20, mas poderia ser qualquer um. Pressione F6 para criar um quadro chave. Obs: Quanto mais quadros você escolhe, mas lenta5. Veja a imagem final como deve ficar. Se ficar cheio de pontilhadinhos significa que você selecionou todo o objeto corretamente. fica animação. 8. Clique na ferramenta seta preta e arraste para a direita o círculo. Veja a imagem abaixo. 9. Na linha do tempo clique com o lado direito do mouse em qualquer parte no intervalo entre o quadro 1 e 20 > Selecione propriedades. Defina Interpolação de movimento. 10. Neste painel defina as seguintes propriedades conforme a imagem abaixo: interpolação de movimento - sentido horário - tempo 5 11. Pronto a interpolação de movimento já está pronta. Pressione CTRL+ENTER para testar seu filme. EXERCÍCIO 9 - FORMA: POLÍGONO E REFERÊNCIA 1 – Abra um arquivo novo com 500 X 400, fundo branco. 2 – Desenhe um quadrado, pinte com cor à sua escolha , selecione com a ferramenta seleção )seta preta) e delete o contorno 3 – Selecione a linha do tempo 30 e insira um quadro-chave (F6) 4 – Desative a ferramenta ímã 5 - Desenhe uma bola sobre o quadrado > selecione as partes que “sobram” do quadrado que está embaixo e o contorno da bola e delete 6 – Selecione a linha de tempo de 1 até 29 e escolha no inspetor de propriedades > interpolar > forma > distributiva 7 – Selecione a linha de tempo 1 > menu modificar > forma > adicionar dica de forma (será exibida uma bola com a letra A) 8 – Arraste o A para uma extremidade do quadrado > clique sobre A > botão direito do mouse > referência > será exibida uma bola com a letra B. 9 – Arraste o B para outra extremidade do quadrado > repita as instruções mencionadas no item 8. Faça isso nos três cantos do quadrado: C > D 10 – Agora selecione a linha de tempo 30 > será exibida uma bola também com uma letra no meio do circulo > arraste também para as extremidades quantas referências quiser 11 – Teste sua animação > Crtl+enter EXERCÍCIO 10 - EFEITO COM FOTO E FORMA Etapa 1 -Utilizaremos a imagem abaixo para fazer essa lição: acesse o arquivo > moça de biquini Etapa 2 - Crie um novo documento flash e definir a largura de 360 pixels e a altura a 390 pixels. Selecione qualquer cor como cor de fundo. Defina a taxa para 28 e clique em OK. Etapa 3 - Escolha agora, arquivo> Importar> (tecla de atalho: Ctrl + R) e importar a foto para o palco. Etapa 4 - Centralizar a imagem no palco e colocar o zoom em 60%Etapa 5 - Dê um clique duplo agora na camada 1 com a ferramenta seleção (V), renomeie para foto.Após isso, clique no quadro 25 e pressione tecla F5 para criar um quadro estático. Etapa 6 - Crie agora uma nova camada acima da camada foto com nome de forma. Etapa 7 - Selecione a camada e com a ferramenta Retângulo escolha qualquer cor de preenchimento e desenhe um retângulo acima da foto com 360px X 26px. Delete o contorno. Veja abaixo! Etapa 8 - Clique agora no quadro 5 da camada forma e pressione F6-chave. Depois disso, usando a ferramenta seleção (V), altere o retângulo para a forma como mostrado na foto: Agora clique no intervalo entre os quadros 1 e 5, selecione um quadro > no painel propriedades > interpolação: forma > atenuação: o > mesclagem > distributiva Etapa 9 - Após isso, clique no quadro 10, pressione F6 e altere a forma como é mostrado na figura abaixo! nterpolação: forma > atenuação: o > mesclagem > distributiva Etapa 10 - Clique agora em quadro 15, pressionar F6-chave e altere para este o formato: interpolação: forma > atenuação: o > mesclagem > distributiva Etapa 11 - Clique agora no quadro 20 e pressione F6-chave. Em seguida, altere para este formato: Agora clique no intervalo entre os quadros 15 e 20, selecione um quadro > no painel propriedades: nterpolação: forma > atenuação: o > mesclagem > distributiva Etapa 12 - Clique agora no quadro 25 e pressione F6-chave. Em seguida, fazer esse formato: nterpolação: forma > atenuação: o > mesclagem > distributiva Etapa 13 - Clique agora nos quadros 90 das camadas de forma e de foto e pressione tecla F5 - das duas camadas > use Crtl). Etapa 15 - Selecione agora a camada forma e converta para uma máscara clicando com o botão direito e selecionando máscara forma Máscara > Teste seu filme! EXERCÍCIO 11 - EFEITO MÁSCARA COM BITMAP (clique para abrir a imagem) 1 – Abra um arquivo novo com 228 X 101, fundo branco e importe a imagem DIAMANTES para o palco. Se necessário, redimensione a imagem e centralize no palco. 2 – Com a imagem selecionada > F8 e transforme em símbolo gráfico > nome: foto 3 – Nomeie a camada para FOTO 4 – Insira um quadro-chave na linha de tempo 60 5 – Com a imagem selecionada > menu modificar transformar > dimensionar e girar > REDIMENSIONAR: 60 > ROTAÇÃO: 0 6 – Selecione a linha de tempo1 > criar interpolação de movimento 7 - Insira uma camada acima e nomeie para retângulo 8 – Desenhe um retângulo que ocupe 90% da tela e pinte de qualquer cor 9 – Clique na camada retângulo e como o botão direito/mouse > escolha máscara 10 –Crtl+enter p/visualizar a animação (Crtl+F4 p/retornar ao palco) 1 – Abra um arquivo novo com 500 X 400, fundo branco. 2 – Digite o texto DATA COMPUTADORES > arial Black > pinte de um tom dourado > Selecione o texto e centralize no palco (Crtl+K). Insira um quadro estático (F5) no quadro 50. 3 – Copie o texto (CRtl+C) > nomeie essa camada como TEXTO 4 – Selecione a linha de tempo 50 e insira um quadro (F5) > oculte a camada TEXTO 1 5 – Insira uma camada acima e nomeie para TEXTO 2. Nesta camada cole o texto copiado (Crtl+V) > centralize no palco (Crtl+K) > pinte de uma cor amarela mais clara 6 – Oculte a camada TEXTO 2 e insira uma camada nova acima e nomeie para OVAL 7 – Desenhe uma bola oval que seja do tamanho de uma letra do texto aproximadamente > selecione a bola > dê F8 (converter em símbolo) > escolha: gráfico > nome: OVAL 8 - Agora exiba as camadas TEXTO 1 e TEXTO 2 9 – Arraste o símbolo oval para o início do texto e insira um quadro-chave na linha de tempo 50 da camada OVAL 10 – Arraste o símbolo oval para o final do texto > clique entre a linha do tempo 1 e 50 e > criar interpolação de movimento 11 –Clique na camada oval > direito do mouse > escolha > MÁSCARA 12 – Agora clique no palco e altere o fundo para preto. Teste sua animação (Crtl+enter). EXERCÍCIO 13 - FORMA – TEXTO E BITMAP (clique para abrir a imagem) 1 – Abra um arquivo novo e importe a imagem para o palco > abri imagem > computador. Centralize-a no palco. 2 – Com a imagem selecionada, use o menu MODIFICAR>DESMEMBRAR (ou Crtl+B) para transformar a imagem em bitmap. 3 – Insira um quadro-chave na linha de tempo 50 e retire a seleção da imagem. 4 – Digite sobre a imagem: DATA – arial black, 48 e pinte de uma cor em contraste com a imagem 5 – Clique na imagem e delete 6 – Agora selecione o texto e use o menu MODIFICAR>DESMEMBRAR (ou Crtl+B) 2 vezes, para transformar o texto em bitmap. 7 – Selecione a linha do tempo do quadro 1 até 49 8 – Escolha no inspetor de propriedades a opção interpolação > forma > angular 9 – Crtl+Enter para visualizar a animação (Crtl+F4 para retornar ao palco) EXERCÍCIO 14 - ÁRVORE DE NATAL – símbolo de clipe de filme (clique para abrir a imagem) 1 – Abra um novo arquivo para o Flash e importe um clip-art de uma árvore de natal parecida com esta (sem as bolinhas), que ocupe 90% da área do palco. Se necessário, use a ferramenta transformação livre para redimensionar o objeto. Centralize-o no palco. Arquivo de imagem > clique para acessar imagem> árvore de natal 2 – Através do menu inserir > novo símbolo para criar um símbolo 3 – Nome: bolinhas – clipe de filme 4 – Agora estamos dentro do editor do símbolo. No palco, desenhe um bolinha (círculo perfeito - use shift) - TAMANHO DO CÍRCULO > 18 X 18 px 4 – Selecione o contorne e delete. Centralize no palco (Crtl+K) 5 – Selecione a linha de tempo 2 > F6 (inserir quadro-chave) > com a ferramenta balde de tinta pinte a bolinha com gradiente verde. 6 – Selecione a linha de tempo 5 > F6 (inserir quadro-chave) > pinte a bolinha com gradiente vermelho 7 – Selecione a linha de tempo 7 > F6 (inserir quadro-chave) > pinte a bolinha com gradiente azul 8 – Selecione a linha de tempo 9 > F6 (inserir quadro-chave) > pinte a bolinha com gradiente cinza 9 – Selecione a linha de tempo 11 > > F6 (inserir quadro-chave) > pinte a bolinha com gradiente amarelo 10 – Selecione a linha de tempo 13 > > F6 (inserir quadro-chave) > pinte a bolinha com gradiente laranja ou dourado 11 – Volte para edição da Cena 1 clicando no link no palco. 12 – Arraste o clipe de filme Bolinha da biblioteca (tecle F11 para exibir a biblioteca ou menu janela > Biblioteca) . Arraste várias bolinhas e vá posicionando na árvore de natal no placo na cena 1. 13 – Agora selecione a linha de tempo 40 > F5 (inserir quadro estático) 14 – Crtl+enter para testar sua animação. EXERCÍCIO 15 - Guias de movimento 1- Primeiramente nomeie nossa camada1 para mapa. Dê dois cliques na camada1 para nomeá-la . 3- Insira uma nova camada e renomeie para bola. 4- Ative a ferramenta Oval e desenhe um círculo bem pequeno no palco. 5- Selecione o círculo e pressione a tecla F8 para transformá-lo em um gráfico. Nomeie este gráfico para círculo. 6- Feito isso, clique com o lado direito do mouse na camada bola e selecione adicionar guia de movimento. 7- Agora na camada que foi criada Guia Bola desenhe a linha que servirá de guia para nosso círculo. Para isso ative a ferramenta lápis. Não se esqueça de selecionar a camada Guia Bola. OBS: Não confunda com a camada bola. 8- Agora iremos selecionar na linha do tempo o quadro 20 e criaremos um quadro chave para as 3 camadas pressionando a tecla (F6). Selecione a ferramenta seta preta e no quadro 20 clique e arraste para baixo até selecionar as 3 camadas de uma vez. 9- Feito isso selecione o quadro 1 da camada bola e arraste o círculo que você desenhou para o início da linha guia. 10- Repare que quando você arrasta para o início da linha guia a bolinha gruda na linha. Isso acontece porque o imã esta ativado, caso não aconteça isso, ative o imã na caixa de ferramentas. 11- Agora selecione o quadro 20 da camada bola e arraste a bolinha que você desenhou para o final da linha guia. 12- Para concluir animação, clique com o lado direito do mouse em qualquer parte da linha do tempo entre o quadro 1 e 20 da camada BOLA e selecione criar interpolação de movimento. 13- Teste sua animação – CTRL + ENTER 14- Construa outra animação com guia de movimento com um carrinho de compras ou um clip art de um carro por exemplo. Acesse as imagens: carrinho de compras - carro vermelho EXERCÍCIO 16 - EDITANDO UM SÍMBOLO – animação tela de computador 2 (clique para abrir a imagem) 1 – Abra um arquivo novo com 300 X 300, fundo branco. 2 – Importe a imagem> clique aqui > computador (ou qualquer clip-art) e centralize-o no palco (Crtl+K) 3 – Com a imagem selecionada > menu modificar > desmembrar (ou Crtl+B) para transformar a imagem em bitmap 4 – Selecione a ferramenta varinha mágica (clique na ferramenta laço e abaixo da caixa de ferramentas temos a opção da varinha mágica e suas propriedades) > clique na varinha da direita e digite: LIMIAR 10 > SUAVIZAÇÃO: normal 5 – Volte para a varinha da esquerda, a primeira varinha mágica e clique sobre a tela do computador. Caso ela não selecione toda a tela, volte à segunda varinha e aumente o limiar para 20 e assim sucessivamente até que selecione toda a tela do computador. 6 – Tecle F8 e transforme a tela (que está selecionada com a varinha) e converta em símbolo de clipe de filem > NOME: tela micro 7 – Agora, com o símbolo selecionado, clique duas vezes sobre o desenho da tela > desta forma estaremos no modo de edição do símbolo 8 – Insira um quadro-chave na linha de tempo 2 e pinte de outra cor 9 – Insira outro quadro-chave na linha de tempo 3 e pinte de outra cor 10 Insira um quadro-chave na linha de tempo 4 e pinte de outra cor 11 Agora retorne para edição da CENA 1 > clique em cena 1 logo abaixo do painel da linha do tempo 12 Agora selecione a linha do tempo 50 > insira um quadro estático (F5) 13 Teste sua animação (Crtl+enter) EXERCÍCIO 17 - LÍRIOS SURGINDO – BANNER ANIMADO Etapa 1 - encontrar as imagens abaixo > clicando aqui > lírio 1 - lírio 2 Etapa 2 - Crie um novo documento flash e defina largura do seu documento de 420 pixels e a altura de 280 pixels (como as dimensões da imagem). Selecione qualquer cor como cor de fundo. Defina seu filme com uma taxa de 32 e clique em OK.Etapa 3 - Importe (Ctrl + R) a primeira imagem para o palco. Enquanto a imagem ainda está selecionada, centralize-a no palco (Crtl+K)Etapa 4 - Agora, enquanto a imagem ainda está selecionada, pressione F8 (Converter para Símbolo) para converter esta imagem em um símbolo de clipe de filme> nome: imagem_mcEtapa 5 - Clique agora no quadro 60 e pressione F6-chave. Etapa 6 - Depois, vá para o painel propriedades abaixo do palco. À direita, você verá o menu COR > Selecione Alfa e coloque em baixo para 0%. Etapa 7 - Clique com o botão direito em qualquer ponto da área cinzenta entre os quadros 1 e 60 na linha de tempo e escolha Criar interpolação de movimento a partir do menu que aparece. Etapa 8 -Dê um clique duplo sobre camada 1 e renomeie para image1. Depois disso, criar uma nova camada acima da camada 1 e nome > image2. Etapa 9 - Clique no quadro 60 da camada 2 e pressionar F6-chave. Depois disso, enquanto ainda estiver no quadro 60 da camada 2, importe (Ctrl + R) a segunda imagem. Enquanto a imagem está ainda selecionada, pressione F8 (Converter para Símbolo) para converter esta segunda imagem em um símbolo de clipe de filme> nome: image2_mc Etapa 10 - Colocar a segunda imagem sobre a posição, como é mostrado na figura abaixo! Etapa 11 - Clique agora no quadro 100 de camada 2 e tecle F6-chave. Etapa 12 - Voltar agora o quadro 60 e repita o passo 6 > clique uma vez sobre a imagem para selecionar > > painel propriedades abaixo do palco > menu COR > escolha alfa e coloque em baixo para 0%. Etapa 13 - Clique com o botão direito em qualquer ponto da área cinzenta entre os quadros 60 e 100 e escolha criar interpolação de movimento a partir do menu que aparece. Etapa 14 - Voltar agora a imagem 1, clique no quadro 100 e pressione tecla F5 (inserir quadro estático). Agora teste seu filme!! EXERCÍCIO 18 - BANNER - DESENHO MOÇA Etapa 1: Localize a imagem abaixo> clique aqui > desenho moça Etapa 2 :Crie um novo documento flash. Largura do seu documento de 160 pixels e a altura de 240 pixels. Selecione qualquer cor como cor de fundo. Defina seu filme coma taxa para 26 e clique em OK. Etapa 3 : Escolha agora Arquivo> Importar> selecione a imagem e clique em abrir (Crtl+R) Etapa 4 :Centralize a imagem no palco (Crtl+K). Depois disso, enquanto a imagem ainda está selecionada, pressione F8 (Converter para Símbolo) para converter esta imagem em um símbolo de clipe de filme. Etapa 5 : Com a Ferramenta de Seleção (V) dê um duplo clique sobre camada 1 e renomeie para foto. Etapa 6 : Clique agora em frame 30 e 50 e pressione F6-chave. Etapa 7 : Voltar agora para o primeiro quadro, ferramenta seta (V) e clique uma vez sobre a imagem para a selecionar. Depois, vá para o painel Propriedades abaixo do palco. À direita, você verá o menu COR. Selecione TONALIDADE e fazer as adaptações do seguinte modo: Faça isso também no quadro 30. Etapa 8: Clique com o botão direito em qualquer lugar em que passou a área cinzenta entre 30 e frame 50 sobre a a linha do tempo e escolha Criar interpolação de movimento a partir do menu que aparece. Etapa 9: Crie agora uma nova camada acima da camada foto e dê o nome de MÁSCARA. Etapa 10 : Selecione agora máscara camada, e com a Ferramenta Retângulo (R) desenhar um retângulo com 200 x 250 px e colocá-la abaixo da foto. Etapa 11: Selecione agora quadro 30 da camada máscara e pressione F6-chave. Etapa 12 : Agora, enquanto ainda estiver no frame 30, mover o retângulo sobre a imagem. Veja a foto abaixo! Etapa 13 : Voltar agora de novo sobre o primeiro frame. Após isso, vá para o painel propriedades abaixo do palco. No lado esquerdo, você verá uma Interpolação no menu. Selecione forma sobre ele. Etapa 14 : Selecione agora camada MÁSCARA e converta para uma máscara clicando com o botão direito e selecionando máscara. OBS: para adicionar uma ação > clique no sinal de + no painel ações e escolha a ação correspondente 1 - Vamos simular um botão que remeta para a seção de contato de um site. Comecemos, então, criando retângulo qualquer e escrevendo sobre ele Contato. 2 - Em seguida, clique sobre a figura, segure e arraste o mouse por sobre ela para que, assim, selecionemos o retângulo e o texto. 3 - Agora vamos transformar isso em um botão propriamente dito: clique com o botão direito do mouse e, em seguida, F8 > Converter em Símbolo. 4 - Feito isso, selecione a opção Botão da janela que se abriu e nomeie o botão > vamos chamá-lo de botão tutorial. Clique em OK. 5 - Já criamos um botão, agora vamos editá-lo. Para isso, dê um duplo clique sobre ele para entrarmos na área de edição de botões. 6 - Até então só temos funcionando o quadro Para cima. Para colocar os demais em funcionamento, selecione todos com o mouse e tecle F6 (quadros-chave). Assim, teremos a mesma imagem repetida em todos os quadros. 7 - Agora vamos trabalhar o quadro Sobre. Clique nele para que possamos editá-lo. 8 - Vamos alterar o texto para a frase Fale com a gente. Assim, quando passarmos o mouse sobre o botão escrito Contato, ele mostrará esta segunda fase. 9 - Vamos editar o quadro Para baixo. Selecione-o clicando sobre ele. 10 - Copie e cole o texto que escrevemos no quadro Sobre e altere a cor do retângulo. Vamos colocar um tom de cinza. Essa é a cara que nosso botão terá quando for pressionado. 11 - Como, no passo 6, copiamos o quadro inicial para todos os outros, já temos um área de atuação definida e não precisamos alterar nada aqui. 12 - O próximo passo é clicar duas vezes do lado de fora do botão para sair de sua área de edição. 13 - Determine o que o botão deve fazer. Neste caso, fingiremos que existe uma área de contato já pronta e que ele deverá nos remeter para lá. Clique com o botão direito sobre o botão e, em seguida, em Ações. 14 - Na janela ações, clique em controle do filme > 2 vezes em > go to 15 - A seção que se abriu é onde definimos a seção e o quadro para o botão deve remeter. Para isso, basta digitar o número do quadro em questão. Vamos digitar 10 só para servir de teste. 16 - Nosso botão está pronto. Vamos testá-lo teclando Crtl+enter. Passe o mouse sobre ele, clique e veja como funciona. EXERCÍCIO 20 - CRIANDO BOTÕES 2 1 – Abra um novo arquivo > Inserir > Novo símbolo > botão > NOME: botao1 > 2 – Desenhe uma bola azul > 48 X 48 > gradiente azul2 – Clique duas vezes sobre a bola para selecionar polígono e contorno> Crtl+D ou editar > duplicar para duplicar a bola > com as setas do teclado, arraste a bola duplicada para o lado totalmente3 – Com a bola selecionada > Modificar > Transformar > girar e rotacionar: Escala: 90 – Rotação: 0 4 – Com as setas do teclado arraste a cópia da bola para o meio da primeira bola > selecione as duas bolas > Crtl+G ou modificar>agrupar para agrupar as duas bolas, tornando-as um só polígono > Selecione o botão > Crtl+K para centralizar no palco 5 - Digite em branco e arial Black no botão a palavra ENTRE > tamanho 12 ou 14 e coloque no meio do agrupamento dos polígonos. 6 – Selecione na linha do tempo os estágios SÔBRE/PARA BAIXO/ ÁREA> F6 ou inserir quadros-chaves (nos três estágios do botão) 7 –Selecione na linha de tempo só o estágio SOBRE > (botão tem que está selecionado): > modificar > transformar > girar e rotacionar > Escala: 120 – Rotação: 0 8 – Agora, selecione só a palavra ENTRE > com a ferramenta texto > troque a cor do texto para amarelo 9 – Selecione na linha de tempo o estágio PARA BAIXO > modificar > transformar > girar e redimensionar: Escala: 80 – Rotação: 0 10 – Selecione a palavra ENTRE > com a ferramenta texto > altere a cor do texto para verde. 11 – Deixe o estágio ÁREA como está, ou seja, igual ao estado PARA CIMA 12 – Crtl+Enter para testar a animação > passe o mouse sobre o botão. EXERCÍCIO 21 - PEQUENO BANNER ANIMADO Etapa 1 Primeiro de tudo, localize as imagens para este exercício: foto 1 - foto 2 - foto 3 de seu filme flash com 430 por 200 pixels e definir a velocidade (quadros por segundos) a 32 fps. Selecione branco como cor de fundo e clique em OK. Etapa 3 Selecione Arquivo> Importar> Importar para biblioteca. Encontre as três fotos (photo1, photo2 e photo3) e shift-clique para selecionar todas elas. Em seguida, clique em Abrir. Se você agora abrir a biblioteca (tecla Ctrl + L ou F11) você vai ver as três fotos que foram importadas. Etapa 4 Com a Ferramenta de Seleção (V), e usando o "arrastar e soltar" passe a primeira foto da biblioteca para o palco. Etapa 5 Com a foto ainda selecionada, centralize-a no palco (Crtl+K). Depois disso, com a foto ainda selecionada, pressione F8 (Converter para Símbolo) para converter em um clipe de filme > NOME: foto1 Etapa 6 Dê um clique duplo agora a camada 1 > renomeie para foto1. Após isso, clique no frame 15 e 30 e pressione F6-chave. Ainda no quadro 30, com Ferramenta de Seleção (V) clique na foto para selecioná-la > vá para o painel propriedades, à direita, você verá o menu COR. > Selecione Opções sobre o mesmo, clique no botão Configurações > avançadas > abre um painel > definir as seguintes opções: Faça isso também para o primeiro quadro. Etapa 7 Clique com o botão direito em qualquer ponto da área cinzenta entre os quadros 1 e 15 e 15 e 30 na linha do tempo, e escolha > criar interpolação de movimento. Etapa 8 Criar uma nova camada acima da camada foto1 com o nome de foto2. Etapa 9 Clique no quadro 25 da camada 2 e pressione F6-chave. Após isso, com a Ferramenta de Seleção (V), e usando o "arrastar e soltar", passar à segunda foto da biblioteca para o palco. Etapa 10 Repita o passo 5 > alinhar, menu modificar e converta em símbolo clipe de filme > NOME: foto 2 Etapa 11 Clique agora nos quadros 40 e 55 e pressione F6-chave. Etapa 12 Selecione o quadro 55, repita o passo 6 (propriedades > cor). Faça isso também para o quadro 25. Etapa 13: Clique com o botão direito em qualquer ponto da área cinzenta entre 25 e 40 e quadro 40 e 55 na linha de tempo e escolha Criar interpolação de movimento a partir do menu que aparece. Etapa 14 Criar uma nova camada acima da camada foto2 com o nome de foto3. Etapa 15 Clique no quadro 50 nessa camada e pressione F6-chave. Após isso, com a ferramenta de Seleção (V), e usando o "arrastar e soltar", passar a terceira foto da biblioteca para o palco. Etapa 16 Repita o passo 5 (alinhar, menu modificar e converta em símbolo clipe de filme > NOME: foto 3 Etapa 17 Clique agora nos quadros 65 e 75 nesta camada e pressione F6-chave. Etapa 18 Selecione o quadro 75, repita o passo 6 (propriedades > cor). Faça isso também para o quadro 50. Etapa 19 Clique com o botão direito em qualquer ponto da área cinzenta entre 50 e 65 e entre os quadros 65 e 75 na linha de tempo e escolha Criar interpolação de movimento a partir do menu que aparece. Ctrl+enter > testar o filme!! EXERCÍCIO 22 - ADICIONANDO SONS EM BOTÕES 1 – Abra o arquivo > clique e acesse o arquivo> navegando_som_botoes.fla 2 – Clique 2 vezes no botão PRINCIPAL para editá-lo > insira uma nova camada > renomeie para SOM. 3 – Nesta camada crie um quadro-chave (F6) no estado para baixo > importe para a biblioteca o arquivo > acesse > 4 – Arraste o som da biblioteca para o botão PRINCIPAL e retorne para a cena 1 5 – Teste o efeito > crtl+enter 6 – Repita o procedimento com todos os botões: PÁGINA 1 – PAGINA 2 – PÁGINA 3 Teste seu filme > Crtl+enter > clique nos botões.
1 – Abra o arquivo > clique e acesse o arquivo> animação_som01.fla
2 – Importe para a biblioteca o arquivo de som > som01.wav 3 – Clique duas vezes no clipe de filme do palco para editá-lo 4 – No editor de símbolo do clipe > insira nova camada > renomeie para SOM 5 – Nesta camada > insira um quadro-chave (F6) no quadro 13 (momento em que a bola toca no chão) 6 – Arraste o símbolo do som para o palco > na linha de tempo SOM aparece um sinal preto referente ao arquivo do som 7 – Volte para a cena 1 > insira um quadro estático no quadro 2 (F5) 8 – Teste sua animação EXERCÍCIO 24 - ADICIONANDO ARQUIVOS DE VÍDEO 1 – Abra um novo arquivo na flash > configure: 350 X 260 > fundo: azul claro 2 – Menu arquivo > importar para a biblioteca > acesse o arquivo> aqualung.wmv. Na caixa de diálogo de importação do filme > marque: sincronizar vídeo e importar áudio
4 – Insira uma nova camada > insira um quadro chave no último quadro da animação
5 – Neste último quadro > abra o painel ações (F9) > clique 2 vezes na ação > controle do filme > stop.
6 - Teste seu filme. EXERCÍCIO 25 – MÚSICA CONTÍNUA 1 – Abra o arquivo > clique aqui> musica2.fla
3 – Importe para a biblioteca o arquivo de som > loop02.wav
4 – Menu arquivo > importar para biblioteca >no palco dê um duplo clique no clipe de filme para editarmos o símbolo 5 – Crie uma nova camada > nome > som 6 – Com a camada som selecionada > Abra a biblioteca > Crtl+L > e arraste o som para o palco 7 – Clique na linha de tempo da camada som > no painel de propriedades > digite 1.000 em repetir 8 – Volte para a cena 1 > teste seu filme
EXERCÍCIO 26 – MÚSICA CONTÍNUA
Primeiro temos q encontrar um som em mp3, existem vários sites q disponibilizam.. se vc tiver algum no
próprio computador.. pode usa-lo , copie ele para o DESKTOP e renomeie ele para musica . ficara assim "musica.mp3" 1.abra o flash e crie um arquivo novo (CTRL+N). iremos usar somente action script na linha de tempo principal, então selecione o primeiro quadro chave e pressione a tecla (F9) para abrir a janela de actions. vamos usar o seguinte código. (*obs eu coloco a action em img, para forcar voces a escreverem mesmo hehehe, assim fica mais fácil para vcs pegarem o jeito) http://www.tutorzone.com.br/flash/mus1.gif 2. salve seu arquivo no mesmo lugar onde voce colocou o "musica.mp3", no meu caso que esta no desktop, salvei meu flash la tbm. De um CTRL+ENTER , e vc ouvira a musica tocando, pronto sua musica esta sendo carregada dinamicamente. 3. agora iremos criar um botao para parar a musica e outro para voltar a tocar. no palco, crie 2 textos , um escrito "PLAY" e o outro escrito "STOP" , (ambos sem aspas). http://www.tutorzone.com.br/flash/mus2.jpg (*obs no meu caso usei a fonte INDIGO JOKER, mas pode ser qq uma) 4.vamos criar um retângulo do tamanho da palavra "PLAY", selecionar e tranformá-lo em botão (F8), distanciando ele http://www.tutorzone.com.br/flash/mus2.jpgde botao_bt 5. agora nosso retângulo esta sobrepondo nossa palavra... vamos transformar esse botão em um botão invisível, para isso de dois cliques nele, vc entrara na edição do botão, e a time line agora eh diferente, existe agora 4 opcões que são: OPEN = normal OVER = quando o mouse tiver em cima DOWN = quando vc clicar com o mouse em cima HIT = área do botão vamos clicar no quadro chave onde esta "UP" e iremos arrastar ate o quadro "HIT". http://www.tutorzone.com.br/flash/mus3.jpg depois disso de 2 clique em qualquer área do palco para voltar ao palco principal, e repare que nosso botão agora esta azul, o que indica que ele não aparecera no nosso filme, copie ele (CTRL+C) e cole (CTRL+V), arraste esse novo botão para cimahttp://www.tutorzone.com.br/flash/mus5.jpg do stop, ficara assim: 6. selecione o botão que esta em cima do "STOP", pressione (F9) para abrir a janela de action e coloque a seguinte action script: http://www.tutorzone.com.br/flash/mus6.jpg 7. selecione o botão que esta em cima da palavra "PLAY" e coloque a seguinte action: http://www.tutorzone.com.br/flash/mus7.jpg e pronto teste seu filme CTRL+ENTER , e teste os botões o play toca e o stop para (ohhhhhh) RESULTADO FINAL: http://img.photobucket.com/albums/v723/spiderlinux/musica.swf *obs, como não fiz um carregador para a musica ela demora um pouco para iniciar, mas depois de carregada, ela toca numa boa |
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