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10 de agosto de 2012

Nosso primeiro programa (Aula 2)


Nosso primeiro programa
(Aula 2)
Para escrever nosso primeiro programa vamos voltar ao problema da primeira aula. Vamos passar o algoritmo que foi escrito para a linguagem Pascal.
O algoritmo que elaboramos foi o seguinte:
Algoritmo
1. Atribuir os valores   N1 = 5.5
                           N2 = 7.0
                           N3 = 4.5 

  2. Calcular a soma:    S = N1 + N2 + N3

  3. Calcular a m�dia:    M = S/3

  4. Mostrar o resultado    M
  
S� para lembrar: N1, N2 e N3 cont�m as notas, S guarda o resultado da soma e M guarda o resultado da m�dia.
Como converter este algoritmo para a linguagem Pascal?
Antes de passar o algoritmo para a linguagem Pascal vamos ver como � a estrutura de um programa em Pascal
Program nome;
              declara��es {variaveis, tipos, etc.}
        Begin
              comandos {corpo do programa}
        End.

A estrutura do programa em Pascal consta de dois componentes: cabe�a e corpo. Na primeira parte s�o declarados os tipos e vari�veis. Mais para frente explicaremos o significado desta parte. No momento vamos nos concentrar na segunda parte que � o corpo do programa. Como podemos observar o corpo do programa come�a com a palavra Begin e acaba com End.
As palavras Program, Begin e End s�o palavras reservadas da linguagem Pascal e sempre estar�o presentes em todos os programas. Agora vamos passar o nosso algoritmo da m�dia para um programa em Pascal.
Programa
    Program Media;
    Var N1,N2,N3: Real;
             S,M: Real;
Begin
     N1:=5.5; {entrada na primeira nota}
     N2:=7.0; {entrada da segunda nota}
     N3:=4.5; {entrada da terceira nota}
     S:=N1+N2+N3; {c�lculo da soma das notas}
     M:=S/3;  {c�lculo da m�dia}
     Writeln(M); {mostrar o resultado}
    End.

Vemos que o algoritmo inteiro foi passado para o corpo do programa. Vemos tamb�m que na cabe�a aparece a declara��o de N1, N2, N3, S e M. Em breve explicaremos porque s�o importantes as declara��es.
O corpo do programa consta geralmente de tr�s partes principais: entrada de dados, processamento ou c�lculo e sa�da dos resultados, como mostra a seguinte figura:
N1:=5.5;
  N2:=7.0;
  N3:=4.5;
  
S:=N1+N2+N3;
  M:=S/3;
  
Writeln('O resultado �:',M);
   
Entrada de dados
Na entrada de dados n�s fornecemos ao computador os dados que ele precisa para trabalhar. Uma forma simples de fazer isso � atribuindo valores. Por exemplo, no programa anterior quando escrevemos N1:=5.5, estamos indicando ao computador que o valor de N1 � 5,5. Aprenderemos outras formas de entrada de dados ao longo do curso.
Sa�da de dados
Na sa�da visualisamos os resultados dos c�lculos. No Pascal existe o comando Writeln que � utilizado para mostrar os dados. No exemplo anterior a linha:
Writeln('o resultado da media �: ',M)
  
Mostra na tela do computador a seguinte mensagem
o resultado da media �: 5,666
 
Processamento de dados
Este � o lugar onde acontecem todo tipo de c�lculos e onde os resultados s�o gerados. Este � tambem o lugar onde as decis�es s�o tomadas de acordo com o resultado dos c�lculos. Como as decis�es s�o tomadas aprenderemos na pr�xima aula.
No exemplo anterior a linha:
S:=N1+N2+N3;
indica que primeiro s�o somados os valores de N1N2 e N3, depois o resultado � guardado no lugar do S
Declara��o de vari�veis
No exemplo anterior utilizamos N1, N2 e N3 para identificar as notas das provas. Na linguagem de programa��o estes nomes s�o chamados de vari�veis. O computador utiliza as vari�veis para guardar em sua mem�ria os valores de entrada ou os resultados dos c�lculos. Portanto as vari�veis s�o nomes que damos a lugares quando desejamos guardar alguma coisa na mem�ria do computador -- por exemplo o resultado da m�dia. Imagine a mem�ria do computador como uma pilha de caixas vazias. Se desejamos guardar alguma coisa nas caixas colocamos una etiqueta para identificar, por exemplo, caixa10. Al�m disso anotamos o que estamos guardando. Por exemplo, se usamos a caixa para guardar livros nos escrevemos: caixa10:livros. � exatamente isso que o computador faz quando n�s escrevemos na cabe�a do programa a seguinte linha:
  Var   N1,N2,N3 : Real 
Neste caso, o computador procura 3 caixas vazias e coloca a etiqueta N1:RealN2:Real e N3:Real indicando que as caixas guardam n�meros reais.� importante avisar ao computador o que vamos guardar nas caixas para ele procurar caixas de tamanho adequado. Este processo chamamos de declara��o de vari�veis. Na cabe�a do programa escrevemos a palavra Var para avisar ao computador que nessa parte est�o as declara��es. O nome das vari�veis pode ser qualquer palavra, letra ou combina��o de letras com n�meros, come�ando sempre com uma letra como no exemplo anterior. Por�m, nao podemos usar como nome de vari�vel as palavras reservadas da linguagem.
Al�m de n�meros que outras coisas posso guardar na mem�ria do computador?
Geralmente, o computador trabalha bastante com n�meros reais e inteiros, mas tamb�m pode guardar outros tipos de dados, como por exemplo, caracteres (um caractere � uma letra, s�mbolo ou d�gito), da seguinte forma:
  Var letra : char 
Como fa�o para que o computador guarde meu nome em sua mem�ria?
Isso saberemos mais tarde. Por enquanto vamos treinar o que j� aprendemos. Por exemplo, vamos fazer um programa para o computador calcular o quadrado de um n�mero N=16.
Solu��o
Vamos supor que N seja o n�mero e Q o quadrado deste n�mero. Para calcular o quadrado multiplicamos o n�mero por ele mesmo.
Algoritmo
1. Atribuir  N=16

 2. Calcular  Q=N*N

 3. Mostrar  Q 
 
Programa
Program quadrado;
     Var N,Q : Integer;
     Begin
           N:=16;
           Q:=N*N;
           Writeln(Q);
     End.
    
Exerc�cios
  1. N�s constru�mos uma caixa d'�gua que tem a forma de um paralel�pedo (veja figura), e gostar�amos de saber quanto de �gua vamos armazenar nesta caixa. Fa�a um programa que calcule o volume da caixa dadas as suas dimens�es: altura=3, largura=5 e comprimento=8.5.
  2. Para saber quando de material foi gasto na constru��o da caixa em forma de paralel�pedo, precisamos saber a �rea externa da caixa. Modifique o programa que calcula o volume da caixa, para que ele calcule toda a �rea externa ao inv�s do volume. Considere que a caixa deve ser fechada.
  3. O �ndice da massa corp�rea (IMC) � usado pelos nutricionistas para determinar se estamos magros ou gordos. Fa�a um programa que calcule o IMC de uma pessoa, dada sua altura e peso. O IMC � calculado como peso em kg, dividido pelo quadrado da altura, em metros:
As solu��es dos exerc�cios voc� encontra aqui, por�m recomendamos que voc� tente resolver antes de olhar as respostas.
Algumas considera��es
A linguagem Pascal tem algumas regras que sempre devemos considerar quando escrevemos programas.
  • Todos os comandos tem um   ;   no final (com algumas exce��es)
  • Para alterar o conte�do de uma caixa ou vari�vel utilizamos um := e n�o um como nos algoritmos
  • Para Pascal n�o existe diferen�a entre letras maiusculas e minusculas, portanto voce pode escrever os comandos e os nomes de vari�veis com qualquer letra.
  • Os coment�rios dentro do programa n�o s�o considerados pelo computador, por�m sempre � recomendavel escrever os coment�rios explicando o que faz cada linha ou bloco do programa. Isso nos ajudar�, por exemplo, a entender o que faz o programa quando quisermos voltar a us�-lo depois de alguns meses. Para escrever coment�rios dentro do programa voc� pode usar o *( e *) ou { e }

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